Tirar carteira de motorista – quem quiser também terá de fazer aulas noturnas

Exclusivo: Novo Gol 2011 traz novidades, como sensor de estacionamento e setas no retrovisorFernando Alonso ganha uma Maserati GranCabrio de presente da Ferrari

Tirar carteira de motorista – quem quiser também terá de fazer aulas noturnas
Autor: Eber Categorias: Governamental/Legal

19/03/2010

A partir de maio quem quiser tirar carteira de motorista terá de aprender a dirigir de noite. Uma lei publicada ontem no Diário Oficial da União obriga as autoescolas a dar esse tipo de aula. A idéia é boa, pois a noite tem seus próprios perigos para o motorista.

O número de aulas noturnas ainda não foi definido pelo Contran. Sabe quem propôs a idéia? O deputado Celso Russomanno, anteriormente famoso por fazer matérias policiais na TV. Ele diz que as aulas noturnas podem reduzir o número de acidentes.

A idéia foi muito bem recebida. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aprovou completamente. Segundo a associação, cerca de 40% dos acidentes em São Paulo acontecem de noite, período que tem muito menos carros proporcionalmente rodando.

Por exemplo, uma coisa que pode deixar o novo motorista apavorado é um farol alto na cara. Ele pode cegar alguém por até quatro segundos. Já a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) afirma que sempre será favorável a mudanças que dêem uma melhor formação para os condutores.

As leis para funcionamento das auto escolas e suas aulas noturnas terão de ser mudadas, pois atualmente só permitem aulas até as 8 da noite.
Fonte:NA