TRW automotive vai produzir airbags no Brasil

A TRW Automotive é uma empresa americana que fabrica vários tipos de componentes automotivos. Ela anunciou que vai investir 15 milhões de reais na produção em grande escala dos airbags para carros no Brasil. No comunicado da empresa, ela cita que a produção vai começar em 2009, e que, depois de dois anos, espera que um em cada três carros no Brasil tenha esse sistema.

A TRW já tem duas fábricas no Brasil, uma fica em Lavras, MG, e a outra em Limeira, SP. Nessas fábricas a empresa produz cintos de segurança, volantes, sistemas de freio e peças para motores. Ainda não se sabe qual das duas vai fazer os airbags. Hoje, duas empresas produzem airbags no Brasil, mas ainda com vários componentes importados.

Bom, se o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que torna obrigatório a instalação dos airbags em todos os veículos, se tornar realidade, a produção desses sistema vai ter de explodir para suportar a demanda! O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e vai para a aprovação no Senado Federal.

A lei se refere a airbags duplos dianteiros somente. Já especialistas dizem que é melhor tornar obrigatória a instalação de freios ABS primeiro, depois airbags. O diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Veicular (AEA), Harley Bueno, acha que tornar obrigatório o uso de freios ABS seria muito mais eficiente. “O ABS permite frear em menor espaço e essa é a prioridade, pois evita acidentes. O airbag deve ser um complemento”, disse.

O que você acha?? Qual dos dois deveria ser obrigatório primeiro??

Fonte:Noticias Automotivas