Volkswagen 1.4 TSI é eleito o motor do ano 21.05

O prêmio International Engine of The Year é concedido aos fabricantes por um juri de 65 jornalistas que elegem os melhores motores do ano. Neste ano, os jornalistas reconheceram a excelência do 1.4 TSI da Volkswagen e o elegeram como o melhor motor do ano.

O TSI de 1,4 litro também conquistou o prêmio de Motor Ecológico do Ano na categoria 1.0 a 1.4 litro, vencendo rivais hibridos da Toyota e da Honda.

Dean Slavnich, um dos realizadores da premiação e editor da Engine Technology International, disse que o motor da Volkswagen é “um marco do downsizing e uma verdadeira vitrine tecnológica. Esse motor será a base de toda uma nova geração de motores pequenos com alta eficiência nos próximos anos.”

O 1.4 Twincharger é usado em modelos como o Golf, Scirocco e o Eos. Também foi utilizado no Seat Ibiza Cupra e deve se estender às outras marcas do grupo VW. Especula-se que seja esse o motor utilizado num provável Gol GTI.

Outros premiados foram o 6.2 V8 da AMG/Mercedes-Benz – eleito o motor de alto desempenho do ano – o 3.0 diesel da BMW – eleito o melhor motor na categoria 2,5 a 3 litros – e o seu V8 usado no M3, que conquistou a categoria 3 a 4 litros.

A premiação foi realizada no Engine Expo 2009, em Stuttgart no dia 17 de junho. Como já citado anteriormente, o juri era formado por 65 jornalistas de todo o mundo.

Fonte:NA