Volkswagen Up! Lite Concept faz 41 km/litro e é apresentado em Los Angeles

A Volkswagen está apresentando no Salão de Los Angeles um conceito urbano e ecológico que promete muito para o futuro com consumo médio anunciado de 41 km/litro de diesel!
O Up! Lite Concept é derivado do futuro urbano da Volkswagen, embora sua tecnologia híbrida tenha sido adquirida do conceito 1L.
Falando nela, o Up! Lite Concept traz um motor de 800 cc turbo, dois cilindros, turbo diesel com 51 cv. Junto dele há um motor elétrico de 10KW que ajuda na potencia conjunta de 65 cv, controlada pela transmissão DSG de sete marchas.
Com isso, o Up! Lite Concept vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e atinge máxima de 160 km/h. Muito bom!
Para aumentar a eficiência do modelo, a Volkswagen resolveu introduzir um novo desenho mais aerodinâmico sobre o conceito Up!, transformando-o em um cupê com 3,84 metros de comprimento, 1,60 de largura e 1,40 de altura.
A carroceria é feita de materiais compostos como fibra de carbono no teto e nas rodas, alumínio, aço leve, entre outros, obtendo uma grande redução de peso, aumentando a economia de combustível.
Para diminuir a resistência aerodinâmica, a VW optou por excluir os retrovisores do projeto, colocando na função duas câmeras de vídeo. Assim o coeficiente aerodinâmico é de 0,237 e o nível de emissões devido ao baixo consumo é de apenas 65 g/km de CO2.
O interior do Up! Lite Concept é bem simples, embora bastante funcional. O painel é composto de uma barra horizontal aonde vão montados a coluna de direção e o painel de instrumentos, que é digital. O túnel central faz papel de console com um suporte móvel para tela de LCD para o sistema de navegação e entretenimento.
A tela é touchscreen e para maior comodidade do condutor ou passageiro, há um descanso preso à base da tela para apoio do pulso durante o acesso aos comandos na tela. Bem pratico hein?
O volante multifuncional lembra aquele antigo do Gol quadrado. Sobre o painel horizontal há uma enorme grade que une as funções de ventilação e refrigeração.
Os bancos são de formato moderno e feito com materiais leves para reduzir peso e ampliar o espaço interno, que acomoda quatro passageiros.

Fonte: Volkswagen