Volvo C30 chega com preços a partir de R$ 90 mil

A Volvo estreou mundialmente no segmento de carros compactos de luxo em setembro do ano passado, com o lançamento na Europa do hatch C30. Produzido na Bélgica sobre a mesma plataforma do sedan S40, e projetado na medida para atrair o consumidor jovial, desde então já foram vendidas mais de 1.600 unidades do C30 no mercado europeu.
Recheado de tecnologia de ponta, o membro mais novo da família Volvo chega em três versões e preços bastante competitivos: 2.0 (4 cilindros, 145 cv, manual); 2.4i (5 cilindros, 170 cv, automático); e T5 (5 cilindros, 220 cv, turbo, automático) cujos preços são R$ 89.933; R$ 113.900 e R$ 133.900, respectivamente.
Design arrojado e segurança total
Visto de frente, o C30 é praticamente igual ao S40, com o típico e imponente ´focinho` Volvo, grade larga e baixa, e capô com ressalto em ´V`. Mas de perfil, o modelo é inovador e imponente, apesar de medir 22 cm menos do que o sedan no comprimento total. A lateral é marcada pelos spoilers que acompanham toda a extensão do carro – inclusive contornando as caixas de roda – e pela longa distância entre-eixos. A inclinação do teto realçada pelo formato de barco das janelas laterais realça a imagem esportiva do C30.
A parte traseira diferencia ainda mais o C30 de outros modelos da categoria. As lanternas traseiras em forma de ferradura e a tampa do porta-malas de vidro, dão um toque personalizado ao modelo, embora tenha sido inspirado no Volvo SCC (Safety Concept Car) – um moderno carro conceito que foi apresentado em 2001, o que remete visualmente a outros modelos clássicos da marca, como o Volvo 1800 ES.
Conhecida internacionalmente como uma das marcas que mais ênfase dedicou ao item segurança, a Volvo incorporou ao C30 todo o now-how acumulado nos demais modelos. Embora seja a versão de entrada do ´universo Volvo`, o C30 oferece todos os recursos de segurança ativa e passiva disponíveis no sedan S40, e até em outros modelos de patamares superiores.
Construída com quatro tipos diferentes de aço, a carroceria do C30 possui áreas de deformação gradual com diferentes níveis de resistência. Os freios contam com sistemas auxiliares ABS (anti-travamento) e EBA (Assistência de Frenagem Emergencial) de série nas três versões. Na versão 2.4i está disponível o sistema antipatinagem STC (Controle de Tração e Estabilidade), e na T5 conta com DSTC (Controle Dinâmico de Tração e Estabilidade), que corrige o traçado do carro caso apresente qualquer sinal de início de derrapagem.
Esportivo na medida certa
O Volvo C30 é um veículo compacto que oferece grande prazer ao dirigir. O balanço dianteiro curto, as bitolas largas e o entre-eixos relativamente longo contribuem para uma dirigibilidade empolgante. A gama de motores disponibiliza potência ´ao gosto do freguês`, mas mesmo a versão mais ´fraca`, de 145 cavalos, transmite forte sensação de esportividade.
O interior refinado e bem resolvido, com materiais de acabamento de alta qualidade e ergonomia perfeita, são um convite à direção. Motorista e passagenrio da frente viajam ´encaixados` ao cockpit, com total conforto e fácil acesso a todos os comandos. Mas quem vai atrás (o C30 só leva quatro pessoas), tem bom espaço para as cabeças mas muito pouco para as pernas.
A caixa de câmbio manual do C30 2.0 é de cinco velocidades, assim como a transmissão automática com opção Geartronic, disponível nos modelos 2.4i e T5. A rigidez torcional do chassi monobloco, aliada aos motores com excelente faixa de potencia e torque, permitem uma experiência de dirigir bastante esportiva e harmoniosa. O volante é eletro-hidráulico, muito preciso e fácil de manusear, e as rodas são de 17 polegadas nas versões T5 e 2.4i e 16 polegadas na versão 2.0.
Som de cinema
Com tão bom desempenho, acabamento e design, o C30 não poderia deixar de oferecer o que há de melhor em sistema de som. A versão 2.0 vem com o sistema de som Audio Performance de 4x20W com quatro alto-falantes. A versão 2.4i vem com o sistema Audio High Performance de 4x40W com oito alto-falantes. Já o C30 T5 vem com Premium Sound System, com um amplificador digital ICE Power 5x130w da Alpine®, Dolby Pro Logic II Surround, e dez alto-falantes da dinamarquesa Dynaudio. Para ouvir à vontade, como numa sala de cinema.