VW terá carros ecológicos no Brasil

Polo será o primeiro, seguido de Gol e Fox. Linha BlueMotion será mais econômica e menos poluente
A Volkswagen tem tudo para ser a primeira montadora a colocar no mercado brasileiro um carro “ecológico”, com maior economia de combustível e menor emissão de poluentes. Os modelos “verdes” farão parte da linha BlueMotion (que na Europa utilizam motor a diesel) e chegam às lojas ainda neste ano, segundo a montadora. O primeiro deles será o Polo, seguido de Fox e Gol.
Todos virão equipados com motor VHT 1.6 TotalFlex, já presentes nos modelos citados. No entanto, engenheiros da montadora estudam possibilidades para melhorar a média de consumo e reduzir a emissão de poluentes. Para isso, um novo escalonamento de marchas (mais longo) está sendo desenvolvido, além de uma reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica. Isso pode atrasar um pouco o lançamento do Polo BlueMotion. Além do logotipo na tampa traseira, os carros “verdes” poderão ser identificados por outros itens.
A dianteira traz uma grade com menos aletas que, segundo a VW, diminuem a turbulência da carroceria em movimento. Novos spoilers colocados na dianteira, laterais e traseira, além de um aerofólio, ajudam na aerodinâmica, o que reduz o consumo de combustível. As rodas Jerez de 14” são de alumínio e calçam pneus “ecológicos” 165/70. O apelido se deve a composição do produto, uma sílica que diminui o atrito com o piso, sem influir na aderência. Com isso, o motor é exigido um pouco menos, o que melhora o consumo.
Os três protótipos estão expostos no Salão do Automóvel de São Paulo e trazem palhetas Aerowisher, que têm varredura mais eficiente. Além disso, a Volkswagen promete que os hatches serão bem equipados. Eles devem vir de série com ar-condicionado, rádio com CD-player, MP3, entradas USB e conectividade Bluetooth. Os bancos também podem ter um revestimento diferente. Os opcionais serão travamento das portas com controle remoto, alarme com imobilizador eletrônico, airbags frontais, freios ABS e computador de bordo I-System.