WTCC EM CURITIBA

Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba recebe uma competição de automobilismo de primeira linha. Nos próximos dias 10 e 11 de março, duas etapas do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, FIA (Federação Internacional de Automonilismo) WTCC, serão disputadas no Autódromo Internacional Raul Boesel. Grandes equipes já confirmaram presença, como a BMW da Alemanha que conta com o curitibano Augusto Farfus como piloto, A BMW da Espanha e da Itália, a BMW da Grã-Bretanha, a Chevrolet européia, a Seat da Espanha, a Alfa Romeo da Itália.

Incluir a cidade no calendário internacional do evento estava nos planos da prefeitura da capital paranaense desde a primeira etapa do WTCC de 2006, que aconteceu em julho na cidade. Na ocasião, o prefeito Beto Richa, declarou ao diretor geral do campeonato, Marcelo Lotti, e ao presidente da KSO – empresa responsável pela organização do WTCC, Jacques Behar, sua intenção de tornar Curitiba sede permanente do circuito mundial. Mais do que isso acabou acontecendo. O diretor-geral do campeonato escolheu a cidade para abrir a temporada de 2007. “Escolhemos sempre a melhor prova do ano anterior para abrir o circuito no ano seguinte. Neste ano, o presente é pra Curitiba”, afirmou Marcelo Lotti.

Presente mesmo, já que a prova acontece em março, quando Curitiba completa 314 anos. Pensando nisso, organizadores e patrocinadores optaram por não cobrar ingresso da população. As entradas serão adquiridas mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e toda a arrecadação será doada ao Instituto Pró-Cidadania da Cidade. “É uma grande ação social dos organizadores e patrocinadores”, salientou Fernanda Richa, presidente do Instituto. Segundo ela, quem sai ganhando é a população, “que vai ter acesso a uma prova internacional por um valor simbólico. E o melhor, ainda vai ajudar quem precisa, através das doações”.

Piloto brasileiro disputa título
Neste ano, as duas provas curitibanas serão transmitidas ao vivo pela Sportv e retransmitidas pelo Eurosport, para mais de 140 países. O paranaense Augusto Farfus Júnior, de 23 anos, vai competir na temporada de 2007 ao volante de um Schnitzer Motorsport BMW 320si WTCC e será companheiro de equipe do alemão Jörg Muller. Segundo o diretor da BMW Motorsport, Mario Theissen, ser capaz de se destacar em um campeonato extremamente competitivo e disputado é tarefa para quem tem talento. “Desde sua estréia no Campeonato Europeu de Touring Car de 2004, Farfus aprendeu bastante e demonstrou uma forte tendência de crescimento. Na temporada 2006 do WTCC ele competiu pelo título até a última prova”, salientou Theissen. O piloto, em contrapartida, está satisfeito com sua nova equipe. “É uma honra quando uma empresa como a BMW me oferece a oportunidade de competir. Estou confiante de que pilotarei um carro competitivo logo na primeira corrida da temporada”. Sobre correr em casa, Farfus acrescenta que é uma grande motivação adicional, “mas meu objetivo mesmo é ser campeão mundial pela BMW“.

Na última temporada, Farfus estreou com sucesso no Campeonato Mundial de Carros de Turismo. O piloto, natural de Curitiba, esteve à frente de um Alfa Romeo 156 e garantiu três vitórias – em Monza, Puebla e Valencia – e duas pole positions. Antes da última prova do circuito, Farfus era o único piloto, com exceção do atual Campeão Mundial Andy Priaulx e de seu companheiro de equipe na BMW, Jörg Müller, que ainda tinha uma chance de conquistar o título. Entretanto, depois de um acidente na última prova, o jovem piloto teve que contentar-se com um terceiro lugar no campeonato.