Skip to main content
Home » Fórmula I, Indy e Truck » Primeira vitória de Senna completa hoje 30 anos

Primeira vitória de Senna completa hoje 30 anos

Piloto venceu o GP de Portugal em 1985 a bordo da famosa Lotus preta e amarela.

“Ayrrrrton Senna do Brasil” era o que o narrador Galvão Bueno gritava euforicamente há exatos 30 anos no Grande Prêmio de Portugal. O motivo? A primeira vitória do brasileiro nas pistas, emocionando os apaixonados por velocidade e em especial, a Fórmula 1. A “máquina” usada foi a famosa Lotus número 12 preta e amarela, que deu um verdadeiro show nas pistas, eternizada junto com o capacete verde e amarelo do piloto.

Era 21 de abril de 1985 e chovia bastante. Já não era a primeira, segunda ou terceira, mas a 16ª participação no Mundial e naquela tarde, Senna havia largado em primeiro lugar no circuito de Estoril. As expectativas em torno do brasileiro eram muito grandes e a ansiedade de todos só aumentava, principalmente após o atraso no início da corrida – ao todo foram mais de 40 minutos de espera -.

A corrida foi bem disputada e no decorrer dos minutos, os adversários foram ficando para trás, deixando inclusive Alboreto em segundo. Depois dessa vitória, as portas se abriram para Senna, conquistando mais uma vitória em 85 na Bélgica e a entrada dois anos depois na McLaren.

Senna e a Lotus. Crédito da Imagem: Divulgação.
Senna e a Lotus. Crédito da Imagem: Divulgação.

 Confira o vídeo daquele momento:

 

Compartilhar