BMW e Jaguar fazem recall

Lançado há menos de um mês no Brasil, BMW Série 5 GT e o novo Série 5 passam por seu primeiro recall. Uma falha no indicador do nível de combustível obrigou a BMW dos Estados Unidos a convocar mais de 6 mil unidades dos modelos 2010 e 2011 para um reparo gratuito nas concessionárias.

O defeito foi detectado pela órgão norte-americano de segurança nas estradas (NHTSA). Questionada, a BMW do Brasil não confirmou se as unidades vendidas no Brasil passarão pelo recall, mas isso deve ocorrer nos p´roximos dias.

A falha do medidor de combustível ocorre quando o sistema fica preso ao tanque de combustível, indicando um volume de gasolina superior ao real. Em casos extremos, o carro pode ficar sem combustível em movimento, provocando endurecimento da direção e dos freios e dificuldade no controle direcional do carro.

Outro fabricante de modelos de luxo, a Jaguar vai convocar 5.048 unidades dos modelos XF (foto) e XK, ano/modelo 2010/2010 e 2010/2011, respectivamente, para solucionar um problema na bomba de combustível que pode não funcionar corretamente por causa de um defeito no relê.

De acordo com a marca, a peça pode não receber energia elétrica suficiente para o seu perfeito funcionamento, ocasionando uma demanda insuficiente de combustível e, eventualmente, causar um acidente por causa de um repentino corte do motor. A Jaguar vai solucionar o problema com a instalação de um novo software na central eletrônica dos carros.

A assessoria de imprensa da Jaguar do Brasil informou que os proprietários de onze carros, sendo nove XFR e dois XKR, deverão ser comunicados para que levem seus veículos a uma concessionária da marca a fim de serem reparados.

Fonte: Site estradas