Recall do Toyota Corolla no Brasil

Os proprietários de modelos Toyota Corolla, fabricados a partir de abril de 2008, devem levar seus carros à concessionária a partir desta segunda-feira para o reparo da fixação do tapete, que pode prender no acelerador.

O problema atinge as versões Altis, XEi 2.0; XEi, SE-G, XLi e GLi 1.8; e XLi 1.6. Na primeira etapa do recall, a empresa vai apenas verificar se o consumidor tem o tapete original no veículo. Se não for o caso, a fabricante vai prestar “esclarecimento sobre a importância de sua não utilização”.

O novo Corolla virá ainda com um adesivo no para-brisa alertando para o risco em caso de deslocamento do tapete. Na segunda fase do recall, que ainda não tem datadefinida, serão substituídos os tapetes pelos originais.

Além disso, vai ser entregue um encarte do manual do proprietário alertando sobre o uso e a fixação dos tapetes. A Toyota afirmou que “acredita firmemente que o Corolla produzido no Brasil não apresenta qualquer vício ou defeito que possa colocar a saúde e segurança dos consumidores em risco”.

Essa não foi a avaliação do Ministério Público e Justiça de Minas Gerais, que inclusive determinaram a suspensão da venda do veículo enquanto o recall não fosse realizado

fonte: Site Estradas