Tabela fipe de carros: Como consultar?

A Tabela Fipe é um índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que expressa os preços médios de veículos no mercado nacional. Ela é um dos principais parâmetros usados na negociação e na avaliação de carros usados no Brasil.

Você pode consultar a Tabela Fipe pelo site ou pelo aplicativo, que está disponível no Google Play e na Apple Store.

Como usar a Tabela Fipe? 

Seja pelo site ou pelo aplicativo, você pode realizar uma escolher entre “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”, “Consulta de Caminhões e Micro-Ônibus” e “Consulta de Motos”. Para todas essas opções você vai ter que selecionar entre “Pesquisa comum” ou “Pesquisa por código Fipe”.

Código Fipe 

O Código Fipe nada mais é do que uma referência única da Tabela Fipe para identificar os modelos de automóveis. Caso você tenha esse código, é só digitar ele e colocar o ano modelo do veículo para encontrar o preço médio dele.

Se você não tiver o código do veículo que quer pesquisar, não precisa se preocupar, a pesquisa comum também é bem simples de ser feita.

Pesquisa comum

Para realizar a pesquisa comum, você vai precisar de três informações básicas:

  • Marca
  • Modelo
  • Ano modelo do veículo

Com essas três informações em mãos, você vai conseguir o preço médio praticado para esse veículo na data da sua consulta.

Como a Tabela Fipe define os preços médios? 

A Tabela Fipe apresenta uma média de mercado a partir de uma pesquisa sobre os preços anunciados pelos vendedores, sejam eles concessionárias, revendedoras ou mesmo pessoas físicas.

Para carros zero quilômetro, o preço médio é apurado entre os preços das versões básica, intermediária e completa praticados para consumidor final comprando à vista. Quanto aos veículos seminovos e usados, a Fipe capta os preços que estão sendo pedidos, excluem os muito altos e muito baixos e calcula a média entre a maioria dos preços do mercado.

O preço médio apresentado pela Tabela é um valor de referência que pode ser “corrigido” para cima ou para baixo considerando características como a conservação do veículo, a quilometragem e os acessórios.

Agora que você já sabe tudo sobre a Tabela Fipe, se você está querendo vender o seu carro e procura uma plataforma confiável para fazer essa venda, dê uma olhada na Só Carrão!

Leia também: Entenda o mercado de revenda de carros usados

2 comentários sobre “Tabela fipe de carros: Como consultar?”

  1. Pingback: Álcool ou Gasolina: Qual o melhor para o Carro Flex? | SóCarrão

Deixe uma resposta