Skip to main content
Home » No Mundo » Nova Ford F-150 Raptor 2017

Nova Ford F-150 Raptor 2017

Apresentada durante o Salão de Detroit de 2015, a nova pick-up Ford F-150 Raptor não trará apenas um visual mais agressivo e imponente, mas também uma nova plataforma, uma nova caixa de transmissão automática com 10 velocidades e um novo motor turbo seis cilindros em “V”, substituindo o gigante motor V8 anterior.

Visualmente, a nova Ford F-150 Raptor segue os padrões estéticos adotados pela fabricante norte-americana, acrescentando detalhes para deixar a caminhonete grandalhona mais agressiva e robusta. Na dianteira, a parte inferior do para-choque foi mantido em relação ao modelo anterior. No entanto, o modelo vem com nova grade frontal e os novos faróis compostos por LEDs que chamam atenção, passando toda a brutalidade da nova Raptor. Na lateral, além dos vincos mais acentuados e caixas de rodas mais largas, dando um ar musculoso para o veículo, o modelo ainda conta com novas rodas de 17 polegadas calçadas com pneus BFGoodrich All-Terrain KO2 de performance off-road.

Para completar, a pick-up de alto desempenho possui suspensão especial com curso alongado para 12,1 polegadas (antes eram 11,2 polegadas) e molas Fox Racing Shox com tecnologia bypass, que enrijece a suspensão em terrenos acidentados. Por fim, a traseira dispõe de nova tampa da caçamba com o nome da fabricante fixado em componente preto, saída dupla de escape e das novas lanternas traseiras compostas por LEDs.

Na cabine, a Ford promoveu melhorias para deixar o lado robusto apenas para o exterior. Com isso, a marca aposta em um visual mais sofisticado e agradável, além de um interior mais confortável e com layout mais próximo de seus carros de passeio. Entre as novidades, a nova caminhonete possui painel de instrumento com belo display, moderna central de entretenimento, novas saídas de ar, controle de ar-condicionado remodelado, novo volante multifuncional e acabamento das portas e do painel mais refinado.

Mecanicamente, a nova Ford F-150 Raptor deixa de lado o antigo motor 6.2 V8 de 411 cv feito em ferro para dar lugar ao novo bloco V6 3.5 EcoBoost feito em alumínio, que deixou a caminhonete cerca de 230 kg mais leve. Alimentado por dois turbocompressores e dispondo de injeção direta de combustível, o novo propulsor 3.5 V6 EcoBoost é capaz de entregar 450 cv de potência. Embora a Raptor perca o lindo ronco do bloco V8, a fabricante estadunidense afirma que o novo motor V6 não é apenas mais potente, como também eficiente energeticamente.

Acoplado ao propulsor V6 está uma nova transmissão automática com 10 velocidades, que trabalha em conjunto com a tração integral 4×4. A tração traz sistema ajustável para as diversas condições de terreno, como neve, rochas e lama. Além disso, há um botão no volante e um menu no cluster que adapta também as características e repostas do motor, da transmissão e do controle de estabilidade, tudo para melhorar a performance da F-150 Raptor.

Disponível nos tamanhos SuperCab e SuperCrew, os preços da nova F-150 Raptor ainda não foram divulgados pela Ford. No entanto, há rumores de que a versão SuperCab seja vendida na casa dos US$ 50 mil, enquanto a SuperCrew chegue por cerca de US$ 60 mil. O lançamento está previsto para o outono deles (primavera aqui no Brasil).

Crédito das fotos: divulgação

Compartilhar