Protótipo doType-R Concept II é lançado pela Honda

Houve um tempo em que motores de quatro cilindros eram considerados pequenos e pouco potentes, sendo reservados para carros de entrada. Mas esse tempo está  há muito tempo ultrapassado. E o novo Honda Civic Type-R Concept II, um protótipo que será mostrando no Salão de Paris mas que deve ser o novo Civic Type-R comprova isso. Seu motor 2.0 turbo i-VTEC de quatro cilindros é, sim, relativamente pequeno. Mas é capaz de gerar nada menos que 280cv. Num carro leve como o Civic, isso é muita coisa.

O Civic Type-R divulgado é um hatch de quatro portas que segue a linha da série na Europa, que tem uma frente e uma traseira diferentes daquela a que estamos acostumados no Brasil. A Honda está segurando detalhes técnicos, só divulgando a potência e prometendo que este será o melhor Type-R já feito, superando em desempenho outras versões esportivas da marca como Integra, Accord, outros Civic, e até mesmo o esportivo puro-sangue da montadora, o NSX.

Definido como um esportivo para uso cotidiano, o Type-R certamente terá respostas rápidas e a boa dirigibilidade da série, sem comprometer o conforto dos ocupantes e o espaço interno. Para isso, terá um câmbio automático regulado para uso tranquilo, para o dia-a-dia, mas com um botão +R ao lado do volante, que liga o modo superesportivo deixando o carro pronto para que o dono brinque com ele em um autódromo.

O +R é um modo extremo. O mapeamento da curva de torque é completamente modificado para já estar disponível em baixa rotação, além de uma nova disposição na abertura das válvulas, tudo para deixar o carro mais “nervoso” e “esperto”. O volante também se comportará de forma diferente, exigindo menor esforço para virá-lo, tornando a direção mais ágil e responsiva.

A Honda promete revelar novos detalhes somente no Salão de Paris.

Deixe uma resposta