Skip to main content
Home » No Mundo » Tesla Model X, o SUV elétrico

Tesla Model X, o SUV elétrico

Desde meados do ano de 2012 temos ouvido falar de vez em quando sobre o Tesla X. Ou melhor, Tesla Model X, como é chamado oficialmente. De lá para cá o que mais se viu, porém, foi uma sequência de adiamentos em relação ao lançamento do tão falado SUV elétrico. Em 2015, as coisas parecem que tomaram outros rumos. Mas antes disso vamos relembrar algumas coisas sobre esse modelo e sua caminhada até aqui.

Primeiramente, para quem nunca o viu o conceito do Model X: está mais para uma mistura inusitada de um Mercedes-Benz SLS com um DeLorean DMC-12. O modelo, já no ano de 2012, mostrava sua tendência para ser excêntrico. Uma prova disso é a presença no crossover de um sistema de abertura de portas chamado convenientemente de “Asas de Falcão”.

Outro ponto que convém destacar é o fato de o Model S ter influenciado e muito no desenvolvimento do Model X. Para se ter uma ideia, ambos fazem uso da mesma plataforma e ainda, pelo lado estético, são bem parecidos.No início deste ano a Tesla decidiu dar mais detalhes sobre o carro por tanto tempo adiado em sua versão de produção em escala comercial.

Dentre as informações divulgadas estão alguns dados que dizem respeito ao desempenho. Como falamos, é um SUV elétrico e, por isso mesmo, há a informação de versões equipadas com baterias de 60 kWh, 85 kWh e a intitulada 85 kWh Performance.  A Tesla já deixou claro que o Model X, no caso dessa última versão citada, deverá contar com 700 cv de potência graças aos seus dois motores elétricos.

Com o sistema, a informação é de que o carro chega de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Além disso, há uma autonomia que pode chegar a 408 km, números de carros a gasolina. Para as outras versões, a potência será de 380 cv.

De qualquer forma, o que parece ser mesmo o atrativo do carro são suas portas “asas de falcão” que, segundo informações da fabricante, tem como objetivo permitir o acesso ao interior do veículo em locais com pouco espaço nas laterais. O modelo tem capacidade para sete adultos confortavelmente.

Voltando ao Tesla X 2015

Como falamos no início, em 2015 as coisas deverão ser diferentes. Tanto que a Tesla já tem o caminho aberto para começar a produzir/vender o modelo e quem quiser poderá até fazer a reserva do seu. Tudo bem que por enquanto só nos EUA.

Segundo informações do site da marca os clientes que quiserem as primeiras unidades do modelo, que foram produzidas no ano passado, deverão tirar do bolso 50 mil dólares. Algo em torno de R$ 140 mil, com câmbio próximo a R$ 2,80. Já para quem não tem uma conta bancária bem cheia é possível se conseguir as unidades deste ano com um adiantamento de 5 mil dólares.

E por enquanto é só. O modelo continua ainda sem muitos detalhes sendo revelados. Mas conseguiu atrair a atenção de muita gente por ser 100% elétrico e pela sua já citada excentricidade. A questão é quanto vão pesar as baterias e o tempo de recarga das mesmas, pontos fracos de todo carro elétrico, e que ainda não foram revelados. Pela grande autonomia, não devem pesar pouca coisa, a menos que a empresa de Elon Musk tenha alguma tecnologia inovadora.

As asas de falcão são bonitas. Mas será que cabe na garagem?

O protótipo de 2015 (foto de Don McCullough):

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos