Primeiro carro com células de hidrogênio, Toyota FCV será vendido no Japão e EUA

A Toyota está disponibilizando um modelo de carro totalmente novo, Não por ser um moderno sedan, algo que todo fabricante tem. A novidade é que o carro é o primeiro produzido em série com a tecnologia de combustível a base de células de hidrogênio. O lançamento está previsto para o próximo ano. O novo sedan com combustível de hidrogênio ficará disponível para compra no Japão e no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Em seguida, os planos são lançá-lo no Reino Unido, Dinamarca e Alemanha. Por ser um produto totalmente inovador e diferente no mercado automobilístico, a Toyota realiza o lançamento gradativamente, passo a passo. O importante é lançar a novidade e procurar trabalhar na oferta de recursos de reabastecimento deste tipo de combustível, atendendo à demanda com segurança e praticidade para todos os interessados possuir esta máquina.

Acredita-se que o novo modelo vai atrair muitos interessados em testar, observar valores e outras curiosidades. Também acredita-se que, em breve, o novo modelo de combustível vai conquistar muitas pessoas. A célula de combustível do Toyota FCV usará o gás mais usado nesse tipo de gerador, o hidrogênio. Não há combustão. Numa reação química, o hidrogênio tem seus elétrons separados através de eletrólito.

Produziu-se eletricidade, que move o carro. No final do processo, esses elétrons acabam se unindo ao oxigênio que vem da entrada de ar do carro, gerando água para soltar pelo escape. A ideia, com este recurso, é oferecer mais um tipo de benefício ao cliente, um produto que não cause muita poluição e, muito importante, que seja econômico.

Os postos de abastecimento de veiculo nos países que vão realizar a estreia já estão começando a padronizar o atendimento para as células de combustível. No Reino Unido, já existem 13 estações de reabastecimento de hidrogênio. A Dinamarca também oferece inicialmente com 15 postos. A Alemanha se destaca com 50 locais e o Japão e os Estados Unidos já estão com mais 100 postos nas principais cidades. O reabastecimento dura apenas o tempo de 3 minutos.

O Toyota FCV movido a hidrogênio é um sedan de quatro portas e quatro assentos. Sua autonomia varia de 330 a 830km com cada célula, equivalente a um carro movida a gasolina comum. A velocidade máxima do modelo é de 170km/h.

Veja o vídeo oficial do modelo. Imagens do carro a partir de 3:03:

Deixe uma resposta