Conceito Volkswagen XL Sport é revelado no Salão de Paris

O novíssimo XL Sport é o mais novo supercarro da Volks. Com um desenho moderno e arrojado, impressiona também pela novidade especial no motor: uma obra prima da Ducati, com 200 cavalos de potência e que permite ao bólido uma velocidade máxima de até 270 km/h. O monstrinho azul foi apresentado no salão de Paris e é baseado no XL1.

O motor é um modelo da Ducati Superleggera (a moto) capaz de gerar 13,9 kgfm de torque e girar até 11 000 rpm, sendo o motor de dois cilindros mais potente do mundo todo. Ele atua em conjunto com um outro motor elétrico com especificações ainda não divulgadas. Os motores estão ligados a uma transmissão automatizada DSG com dupla embreagem e sete velocidades.

O carro de pouco menos que 900 Kg  é capaz de chegar de 0 à 100 km/h em apenas 5,7 segundos. O modelo tem menor desempenho que outros carros da categoria e apresenta-se um pouco maior do que a fonte de inspiração original (XL1).

O XL Sport é desenvolvido em fibra de carbono reforçada e magnésio. Seu desenho é aerodinâmico e conta com entradas de ar para melhorar ainda mais o desempenho do automóvel. Seu coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,258. Apresenta pneus largos e spoilers expansíveis, que também contribuem para a aerodinâmica. O modelo tem um jeitão de carro de corrida, cheio de entradas e saídas de ar, com portas do tipo asa e saídas de calor integradas à tampa traseira. É bem mais robusto que o XL1.

É apenas um carro conceitual, mostrando um possível rumo a ser tomado nas novidades do mundo esportivo no automobilismo, mas você certamente se pegará desejando dirigir um desses. O conceito do carro é ideal, motor potente, leve, cara de mau e design moderno. Tudo apontando para uma excelente dirigibilidade. A produção desse carro está limitada a 500 unidades e envolve parte da produção artesanal com a alta tecnologia das fábricas automobilísticas atuais.

Deixe uma resposta