Aprenda a Negociar seu Carro na Hora de Revendê-lo

dicas de como vender seu carro

Na hora da revenda, muitas pessoas têm dúvidas de como negociar seu carro. Há também vários questionamentos se a melhor opção é vendê-lo para concessionárias ou diretamente para o comprador.

Para te ajudar a fazer um bom negócio no momento da venda, nós separamos algumas informações interessantes para você saber antes de dar início a esse processo. Veja só!

Vender o automóvel para concessionárias

Se você pretende negociar seu carro com concessionárias ou outras revendedoras, é importante saber o seguinte: mesmo que o seu automóvel tenha um valor determinado pela tabela Fipe ou Molicar, a empresa pagará, em média, 20% abaixo do preço de tabela de mercado. Por outro lado, você terá uma transação muito mais rápida e chances praticamente nulas de ser enganado.

Para fazer uma boa negociação, antes de tudo, você precisa consultar a tabela Fipe e ver em qual valor o seu carro está sendo avaliado naquele momento. Assim, você elimina as chances de ser atraído por um preço muito abaixo daquilo que o seu carro vale.

Também é importante que você conheça muito bem o seu veículo. O que ele tem? Câmbio automático, ar-condicionado, câmera de ré, bancos de couro, motor 1.6? Saiba quais são os atrativos do seu carro e use isso a seu favor.

Jamais venda para a primeira concessionária que você consultar. Mesmo que se sinta atraído pelas condições, visite outras revendedoras e compare os preços.

Negociar seu carro com o comprador direto

Outra opção é deixar as revendedoras de lado e negociar seu carro diretamente com o comprador. Esse tipo de venda requer mais cuidado, afinal, você não terá muito suporte para realizá-la. Sendo assim, você poderá cobrar um valor maior pelo veículo, mas deverá atentar-se a sua segurança.

Nesse caso, também é importante que você consulte as tabelas de mercado e conheça cada detalhe do seu veículo, para poder usá-los como atrativos ao comprador. Essas vantagens, inclusive, devem ser valorizadas no momento do anúncio, para chamar mais atenção.

Não se esqueça que, vendendo para pessoa física a negociação é sua. Então, não deixe que o comprador tome as rédeas do acordo. Crie um bom relacionamento com ele, abra as portas, seja solicito, esclareça todas as dúvidas e transmita confiança, afinal, ele também deixou de comprar um veículo em uma concessionária.

Se não sentir segurança em um possível comprador, jamais marque uma visita ou leve o seu carro para ele. Aliás, sempre que possível, vá acompanhado e marque o encontro em um local público. Se ambos estiverem satisfeitos com a negociação, é importante que façam tudo juntos, como a transação do valor e a ida ao cartório, para evitar tentativas de golpes.

Agora que você já sabe como negociar seu carro, sabe o que fazer para revendê-lo. Se tiver qualquer dúvida no momento dessa transação, conte com a Só Carrão.

Deixe uma resposta