Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Ar condicionado, mitos e verdades

Ar condicionado, mitos e verdades

Quem já deixou de ligar o ar condicionado para economizar combustível? Será que o ar condicionado realmente faz gastar tanto combustível como dizem por ai?

MITOS

  1. Ligar o ar condicionado não gasta gás do sistema. Isso é uma das maiores bobagens sobre a manutenção automotiva. O gás só vazará em caso de defeito.
  1. O gás do ar também não vicia e não fica velho, se tudo estiver certo, ele pode durar a vida útil toda do carro.
  1. O mesmo vale para o óleo do ar (vai óleo no ar, sim). Diferentemente do motor do carro, só será trocado ou completado em caso de vazamento ou manutenção do sistema.
  1. Em carros com ar automático, a velocidade do ar não vai interferir na temperatura interna, por exemplo, se estiver em 23 graus, o ambiente interno ficará em 23 graus independente se a velocidade do ar estiver em 2 ou 3 do ventilador. Com a velocidade maior do ventilador, só fará com que o ambiente interno chegue a temperatura desejada mais rápido.
  1. Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais com o ar ligado do que se estivesse desligado. Então, engana-se quem acha que deixando o ar desligado, o gasto do combustível cairá pela metade.

VERDADES

  1. Como vimos anteriormente, na cidade o ar ligado, provoca sim um gasto de combustível, mas na estrada se você andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h, você irá gastar muito mais do que se estivesse com o ar ligado, pois interfere na aerodinâmica do carro. Uma vez que abriu a janela, o vento entra pela lateral e interfere no rendimento.
  1. É recomendado ligar o ar condicionado pelo menos uma vez na semana para circular o gás e o óleo. Fazendo isso por 10 min você garante a lubrificação do sistema e evita o ressecamento das peças.
  1. Caso seu carro esteja a muito tempo parado do sol, vale abrir as janelas, deixar o ar circular um pouco antes de ligar o ar condicionado. Caso contrário, vai demorar mais tempo para resfriar o ambiente interno.
  1. É indicado desligar o ar quando estiver chegando ao seu destino e deixar somente a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos.
  1. Caso seu carro não tenha instalado o ar condicionado, você pode sim também ter esse conforto. É preciso usar o mesmo sistema das montadoras, e preferencialmente levar em uma concessionária para fazer essa instalação.

 Fonte: Terra

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos