Carro que passou por enchente pode ser recuperado?

Nesta época do ano as enchentes se tornam mais comuns e, com elas, muitos veículos acabam sendo danificados. Após ficarem total ou parcialmente submersos na água, estes veículos precisam passar por uma avaliação para sabermos o que precisará ser feito.

O problema quando o carro acaba sendo atingido por uma enchente, é que o próprio motorista, por inexperiência, acaba contribuindo para que o dano seja ainda maior. Dependendo da altura já atingida pela água, o melhor a ser feito é abandonar o veículo e fugir para um local seguro, não só para preservar sua vida mas também para não prejudicar ainda mais o veículo, pois caso você tente arrancar com o carro no meio da enchente, a água poderá entrar no motor pelo escapamento, ocasionando o calço hidráulico.

Quando a água entra no motor, não há como fazer a compressão da mistura envolvendo o ar e o combustível. Com isto, o pistão não suporta a resistência encontrada e as bielas acabam ficando empenadas. A partir de então, pode ocorrer trinca do bloco e até travamento do motor, o que não é incomum nesses casos.

Um carro que passou por uma enchente pode ser recuperado sim, mas cada caso deve ser analisado separadamente. Quando um veículo não é muito atingido, com a água tendo ficado na altura das rodas, por exemplo, poderá ser feita a troca dos filtros e depois a higienização do veículo, principalmente a higienização interna do mesmo.

Mas quando a água atinge a altura do banco e atinge também algumas peças, aí sim, o gasto será bem alto, pois a manutenção será muito mais cara e difícil. É normal, em um caso desses, que a parte elétrica tenha sido seriamente atingida. Se a água atingiu módulos eletrônicos, há grande possibilidade de que todos eles tenham de ser substituídos, pois provavelmente foram avariados.

Um problema desses, associado a um calço hidráulico, pode ficar tão caro que, dependendo do veículo, nem compensará para o proprietário. É perda total. E isso não é incomum. Na verdade, quase todos os veículos que passam por uma enchente não podem ser recuperados. É muito comum que os sistemas elétricos e eletrônicos dos veículos tenham sido extremamente prejudicados em uma enchente.

Por isto, se você for surpreendido por uma enchente, o melhor a ser feito é não entrar na água com seu veículo. Se possível, procure estacionar seu carro em um local alto e seguro. Se a água já subiu e você teve o azar de ficar no meio do alagamento, o melhor a fazer é continuar acelerando, sem trocar de marcha, até atingir algum local seco. Se o motor morreu, não tente dar nova partida. Abandone o veículo e procure um lugar seguro para você. Depois leve o carro a um mecânico de sua confiança para avaliar os danos.

Carros em uma enchente. No caso desses, provavelmente houve perda total.

Foto de Don Becker.

Deixe uma resposta