Como escolher uma boa oficina para levar o seu carro?

Quando o assunto é um conserto no carro é fácil encontrar relatos de pessoas que se sentiram prejudicadas pela oficina mecânica.As reclamações são as mais variadas possíveis: troca de peças por outras que não eram originais, defeitos que não foram informados, preços absurdos e por aí vai.

Tendo em vista não apenas esses, mas uma diversidade de outros pontos que constituem reclamações dos consumidores, o Procon do estado de São Paulo fez uma espécie de lista na qual dá algumas dicas para que o cidadão não caia nas mais variadas formas de picaretagem nessa área.

A primeira dica dada pelo serviço é algo simples, mas que muita gente deixa passar: a pesquisa. Buscar informações com conhecidos ou com quem já foi atendido em determinado local e ficou satisfeito é um bom começo.

Caso o cliente nunca tenha visitado o local, ele deve sim fazer uma visita para constatar com seus próprios olhos se o estabelecimento possui o mínimo necessário para atender as suas necessidades. Além da pesquisa de satisfação, é interessante que a pessoa também se informe sobre os preços e a qualidade dos serviços prestados.

Outra recomendação feita pelo Procon é a solicitação por parte do cliente, antes mesmo da contratação do serviço, de um orçamento formal. Nesse documento deverá constar todos os pontos, de peças a serem trocadas a preços e mão-de-obra.

Com o orçamento em mãos o dono do carro ficará mais a par do quanto vai gastar e poderá até mesmo fazer uma comparação de preços. Isso também evita que a oficina contratada cobre por algo que não estava previsto no contrato. Mas atenção: verifique se a oficina cobra ou não pelo orçamento.

Buscar por uma oficina autorizada pela marca é outra dica. Muitos carros têm itens que não são tão comuns em oficinas não autorizadas. Consertar o carro em oficinas especializadas ainda traz a garantia de um serviço feito como deveria e de peças originais.

O Procon ainda chama a atenção para a obrigatoriedade da garantia de 90 dias. Isso não depende da oficina, do serviço ou do que o estabelecimento afirma. Se o serviço não foi feito como deveria a oficina deve refazê-lo gratuitamente.

Essas são apenas algumas recomendações dadas pelo Procon de São Paulo.Um pouco mais de atenção na escolha do local onde será feita a manutenção do veículo pode evitar prejuízos e dores de cabeça no futuro.

Deixe uma resposta