Como ler o sistema OBD2 de seu carro?

A partir de 1996, os carros começaram a ser fabricados todos com um sistema OBD que faz o diagnóstico do mesmo, devido a uma lei que passou a vigorar. O desempenho do carro é monitorado por esse sistema e faz alertas para o condutor quando algum problema é detectado. Os códigos contidos nesse sistema podem ser baixados e lidos através de um leitor de código OBD2.

Mas o que é um OBD?

On Board Diagnostics (OBD) é uma sigla com o significado em português “diagnóstico de bordo”. Esse sistema é ligado na central eletrônica do veículo e possibilita que se faça a leitura e transmissão de variados tipos de dados mecânicos, os quais são feitos através de uma padronizada interface. Em 2010, o OBD2, que é a evolução do sistema em questão, começou a ser adotado por meio de nossa legislação.

Todo esse padrão veio pela necessidade que se tinha na redução da emissão dos gases poluentes. Tudo começou com os sistemas de injeção eletrônica que, com o tempo, começava a se aperfeiçoar e apontava um panorama mais econômico. Com o diagnóstico feito eletronicamente, os reparos são mais agilizados e, por vezes, a necessidade de se levar o carro para uma oficina mecânica é reduzida.

As vantagens do sistema OBD2 para o condutor são grandes. Ele poderá auxiliar na identificação de qualquer menor problema que pode passar despercebido, mas que futuramente poderá causar danos maiores. O sistema também possibilita que o seu carro funcione de maneira como foi projetado, o que acarreta uma maior economia de combustível e redução do desgaste de peças.

Em carros mais modernos, quando o sistema OBD2 detecta algum problema, ele é corrigido de maneira automática, sem que haja alguma intervenção do condutor, o que gera uma economia maior ainda para a pessoa.

O diagnóstico do OBD2 nos smartphones

Quando o sistema OBD e, consequentemente, o OBD2 foram implantados, aconteceu uma padronização dos dados, o que ocasionou uma queda dos custos nos equipamentos que servem para visualizar tais diagnósticos. Os smartphones hoje em dia fazem de tudo, inclusive, contam com aplicativos que possibilitam a leitura do sistema OBD2. Agora, você consegue ter na tela de seu celular dados do seu carro.

Você pode baixar nas lojas virtuais da AppleStore, Google Play ou Windows Phone. Você baixa o aplicativo e o utiliza através de um conector especial OBD2 através da entrada USB ou Bluetooth.

Dicas de apps

Google Play

Scanator Android (OBD2)

Torque Lite OBD2 (Grátis)

Torque Pro OBD2 (R$ 11,99)

Apple Store

Engine Link OBD2

BlueDriver

Os conectores Bluetooth e USB

Para se utilizar com smartphones, que é mais acessível, o conector bluetooth é o indicado. Quando você insere o conector Bluetooth no seu veículo, você transmite as suas informações diretamente para o aplicativo do seu celular.

Os conectores com entrada USB são indicados para notebooks e PCs, o que dá um pouco mais de trabalho e é mais incômodo que um celular.

Como conectar o leitor em seu carro?

Primeiro de tudo você deve descobrir se o seu veículo é compatível com o sistema OBD2. Em caso positivo, ele terá um conector fêmea de 16 pinos no interior do veículo, do lado onde fica o condutor. Os veículos a gasolina, que foram fabricados desde 2001 têm esse sistema, mas alguns a partir de 1996 também contam com o mesmo.

Tudo também depende do tipo de leitor que você vai utilizar. Um leitor Bluetooth será conectado no carro e transmitirá para seu celular e respectivamente para o aplicativo. Se utilizar um notebook, por exemplo, o conector pode ser também Bluetooth ou USB.

Para conectar, encontre o conector de 16 pinos (esta é uma tarefa nem sempre fácil). Geralmente ele vai estar abaixo do volante, no espaço próximo aos pés do motorista.

Depois disso, você deve verificar os pinos utilizados pelo conector. Este deverá ter de maneira obrigatória os pinos 4 e 5, que são de aterramento, e o pino 16, que é o que faz o fornecimento da alimentação a partir da bateria. Os restantes dos pinos também vão estar presentes, seguindo os padrões de comunicação dos mais variados fabricantes. Com o conector ligado ao seu veículo, você já pode fazer a leitura dos diagnósticos do OBD2.

3 comentários sobre “Como ler o sistema OBD2 de seu carro?”

    1. Prezado jorge.

      Provavelmente sim!

      Para você ter certeza sugerimos que leve seu carro a um auto center de sua confiança. É legal que o auto center seja prestador autorizado da Toyota, pois eles tem esses equipamentos sempre atualizados.

      Tenha um ótimo dia!

Deixe uma resposta