Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Como pilotar motos em curvas de alta e baixa velocidade?

Como pilotar motos em curvas de alta e baixa velocidade?

Pilotar uma moto, especialmente se for em uma estrada é uma sensação de liberdade indescritível. Quem pilota ou mesmo vai de carona entende muito bem o que é esta liberdade em duas rodas.

Porém, pilotar uma moto não é simples, é preciso muita atenção, responsabilidade e prudência. Se o assunto for curvas então a atenção deve ser redobrada, uma vez que se o condutor não tiver nenhuma experiência de pilotar pode acabar por levar um tombo com graves consequências.

Não existem técnicas ou regras, tampouco manuais que ensinem uma pessoa a pilotar uma moto em curva, mas algumas regras são importantes para que o piloto e garupa possam seguir viagem em segurança. A primeira e mais importante observação que deve ser feita é quanto ao uso dos freios.

Algumas pessoas se perguntam se o freio deve ser usado em curvas e a resposta é NUNCA. Isso mesmo, jamais se deve frear em uma curva, a menos que se queira ver o asfalto mais de perto. A velocidade que a moto entra em uma curva deve ser planejada antecipadamente, para quando chegar nela, a moto simplesmente deslize inclinada.

Em curvas de baixa velocidade é mais fácil planejar o contorno para que esta seja feita de forma mais segura e suave, porém em curvas de alta velocidade é preciso um grau maior de atenção e domínio da moto, uma vez que ao fazê-la o piloto deve jogar todo o seu corpo para o lado em que a curva estiver e, ao mesmo tempo, para que a moto não tombe na estrada, fazer uma força contrária com a intenção de equilibrar a moto e o piloto.

Uma observação extremamente importante é que uma vez iniciada uma curva, o piloto não pode de forma alguma desistir dela. A moto vai para onde o piloto estiver olhando, portanto não pode haver nenhuma distração de quem estiver conduzindo para que ele não a direcione para fora da estrada, ou pior, em direção à pista de sentido contrário.

Lembre-se, as motos representam uma grande liberdade, mas se guiada de forma imprudente, podem tirar a vida de quem a conduz.

Compartilhar