Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Como Trocar Óleo da Moto?
Como-Trocar Oleo-da-Moto

Como Trocar Óleo da Moto?

Trocar o óleo da moto é um processo é extremamente barato, rápido e fácil de fazer, mas se você espera tempo demais para isso pode ter sérias consequências. Por isso, aprenda tudo sobre o assunto com a SóCarrão.

Qual a função do óleo da moto?

Basicamente o óleo da moto tem algumas funções básicas como lubrificar todas as partes do motor, evitar atritos e desgaste precoce das peças, regular temperatura e limpar o motor, além de ser um agente vedante que impede a entrada de substâncias contaminantes na moto.

Tudo isso é muito importante para o bom funcionamento e a prevenção de problemas no seu veículo, sendo que a falta do óleo pode até implicar na perda total do motor.

Quando eu devo trocar o óleo da moto?

Essa é uma pergunta que muitos motociclistas não sabem responder de cabeça, recorrendo a especialistas e manuais das motos.

Fique atento aos prazos, se você roda muito com a sua o ideal é verificar o nível sempre e completar se necessário. Para esses casos a troca deve ser semestral.

Em geral, o ideal para motos de baixa cilindrada, como os modelos 150cc, a troca deve ser feita a cada 3 mil quilômetros rodados. Mas, atenção, para motos novas a primeira troca deve ser feita com 1 mil quilômetros rodados, junto com a primeira revisão. Agora aprenda como é feito o processo.

11 passos para trocar óleo da moto

Para o processo ser feito você precisará de óleo novo, ferramenta para soltar o parafuso do bujão, recipiente para receber óleo velho, funil, jornal e cavalete central.

1 – Posicione a moto em um cavalete central.

2 – Coloque um recipiente grande embaixo da moto para armazenar o óleo antigo.

3 – Solte o bujão com cuidado.

4 – Aqueça o motor antes de começar a troca, pois o óleo quente flui melhor e facilita a saída no cárter do motor.

5 – Feito isso, abra a tampa superior para a entrada do novo óleo da moto e deixe o fluido usado cair por cerca de dez minutos.

6 –  Quando o processo acabar, feche o bujão, mas não aperte muito. Confira no manual o torque necessário.

7 – Posicione o funil no recipiente de entrada, despeje o óleo da moto com cuidado e confira a quantidade exata que consta no manual.

8 – Antes de terminar confira o nível do óleo.

9 – Ao terminar o processo feche a tampa e ligue o motor, verifique se existe algum vazamento visível.

10 – Deixe uma folha de jornal embaixo da moto e mantenha o motor ligado por algum tempo, pois se houver algum pequeno vazamento o jornal irá identificá-lo.

11 – Descarte o óleo em um lugar correto, como em tambores especiais em oficinas e postos de combustível.

 

Viu só como é simples o processo para você trocar óleo da moto? Verifique também se há necessidade de trocar o filtro de óleo e ar. Na dúvida, consulte um especialista e quando for trocar de moto acesse o maior classificado do sul do país, a SóCarrão!

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos