Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Conheça as Possíveis Causas do Alto Consumo de Combustível
alto consumo de combustível

Conheça as Possíveis Causas do Alto Consumo de Combustível

Sem combustível o seu veículo não anda, não é mesmo? Contudo, em seu carro ou moto não deve haver desperdício e muito menos exageros. Para isso acontecer você pode identificar se o seu veículo está consumindo muito através do computador de bordo ou pelo simples cálculo de quilômetros por litro. Por isso, no artigo de hoje você aprenderá quais são as possíveis causas de alto consumo de combustível e como preveni-las. Confira a seguir.

Velas fora do prazo de validade

Vários motoristas não entendem que, para uma peça ser trocada, ela não precisa apresentar o defeito. Isso porque muitas delas têm prazos de validade determinado e podem causar problemas, pouco a pouco, caso não sejam substituídas a tempo

Existe um grande mito que as velas só podem ser trocadas quando o carro apresenta as falhas. Errado! Depois de determinada quilometragem rodada (conforme cada fabricante), as velas precisam ser trocadas, independentemente da sua condição de uso.

As velas servem para gerar energia necessária na câmara de combustão, fazendo com que o seu carro ande. E quando as velas não estão operando perfeitamente, o seu veículo fica com alto consumo de combustível. Portanto confira o estado da sua vela!

Filtros

A combustão citada acima é feita com ar e combustível, sendo que o filtro de ar, quando vencido ou extremamente sujo, permite que impurezas entrem na câmara, atrapalhando o processo de combustão. Por isso outro item que pode ocasionar o aumento no consumo de combustível é esse filtro.

Outra possível causa é o filtro de combustível, que segura as impurezas do diesel, álcool ou gasolina. Quando ele está vencido ou entupido, o combustível perde a qualidade e a mistura de ar e líquido compromete a combustão.

Bobina

A bobina é a peça responsável por gerar a corrente para a queima de combustível, fazendo com que o motor use o líquido para andar. Quando esse sistema apresenta defeitos, o motor perde potência e o consumo fica elevado. Por isso a bobina também pode ser uma das possíveis causas do alto consumo de combustível.

Essas são apenas três das principais causas que elevam o consumo de combustível nos veículos. Outras coisas que também podem atrapalhar o rendimento do motor são, por exemplo, o sistema de arrefecimento, pneus murchos, óleo com viscosidade não indicada pelo fabricante, óleo vencido e peças desgastadas.

Evite o uso de consumo elevado e seja amigo da natureza. Aliás, se você está pesquisando carros econômicos acesse o maior classificados do sul do Brasil, a SóCarrão.

Compartilhar