Entenda o significado das luzes do painel do seu carro

Quem dirige sabe que é de extrema importância ficar sempre atento às luzes indicadoras no painel do carro. São elas que sinalizam quando há algum problema de manutenção no veículo.

Porém, ainda que algumas dessas sinalizações sejam autoexplicativas, outras podem não ser tão claras para quem não tem um conhecimento mais aprofundado sobre o próprio carro. Se você é uma dessas pessoas, entenda a seguir qual o significado das luzes do painel do seu automóvel.

Significado das luzes do painel amarelas

As luzes que acendem na cor amarela são de advertência e indicam peças que não estão funcionando dentro da sua normalidade. Recomendamos que você vá até o mecânico mais próximo de sua localização.

Injeção Eletrônica

A Injeção Eletrônica foi desenvolvida para substituir o carburador. O sistema de injeção eletrônica insere combustível de maneira controlada no motor do veículo. Este controle é realizado por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor e ajusta a sua alimentação, visando assim obter o melhor desempenho e eficiência.

Após ligar o carro se a luz da injeção eletrônica não apagar mais, pode ser um indício de problema no injetor ou catalisador do carro. Problemas com essa peça podem causar o excesso de consumo de combustível e até falha na ignição.

Pré-aquecimento das velas

Durando a ignição do motor, irá acender no painel do veículo uma luz amarela com o símbolo de uma mola, isto é normal, porém, se este aviso permanecer aceso durante o funcionamento, você deve ir até mecânico mais próximo e realizar a troca das velas de pré-aquecimento.

Freios ABS

O sistema ABS evita a derrapagem do veículo, aumentando a estabilidade em condições de frenagens de emergência e permitindo que o condutor do veículo possa desviar de obstáculos enquanto freia.

Quando as luzes de freio ABS se acendem, indica possíveis falhas nos sistemas de freios ABS. O problema pode estar tanto nos sensores, no sistema hidráulico ou até mesmo na unidade de comando. E caso não funcionem mais, o veículo começa a circular apenas com os freios convencionais.

Controle de Estabilidade

 

 

O controle de estabilidade age para evitar acidentes antes que os airbags do carro precisem ser acionados. Se a luz amarela acender e permanecer acesa com o veículo em movimento, significa que o sistema de controle elétrico de estabilidade foi desligado ou sofreu alguma falha.

Monitoramento da pressão dos pneus

Se a luz do monitoramento da pressão dos pneus acender e permanecer acesa após a partida do motor, significa que um ou mais pneus devem estar com pressão diferente do recomendado. Vá até o posto de gasolina mais perto e calibre os pneus.

Significado das luzes vermelhas no painel do carro

As luzes vermelhas do painel são luzes de emergência e necessitam de máxima atenção, e indicam que o problema é grave e deve ser resolvido imediatamente.

Bateria

Se o símbolo da bateria acender, pode indicar, além de um problema na própria bateria, que há algo de errado no alternador, na correia ou no circuito de carga. Se ela não se apagar completamente depois que o carro estiver ligado, é preciso procurar um profissional rapidamente.

Pressão do óleo do motor

O significado das luzes do painel com esse símbolo pode indicar um volume baixo de óleo no motor ou até mesmo uma falha no sistema de lubrificação. Caso ela não se apague, verifique o nível do óleo, se estiver adequado, ande o mínimo possível com o carro nessa situação.

Freio

Normalmente a luz de freio permanece acesa quando o freio de mão está puxado. Porém, se ao soltar a peça, a luz não desligar, ela pode estar indicando um problema no fluído.

Diante desta situação, complete o fluído e leve o automóvel a um mecânico para saber o que está provocando o problema.

Luz de atenção máxima

Este é o principal item do seu painel. Se a luz estiver acesa, provavelmente haverá outra informação no painel de instrumentos. A luz de atenção máxima pode apontar graves problemas como: baixa pressão no óleo, portas abertas, veículo sem bateria e etc.,

Embora este item seja extremamente importante, em alguns veículos a sua luz acende apenas na cor amarela.

Temperatura do líquido de arrefecimento

Caso essa luz do painel acenda enquanto você estiver dirigindo, pode ser sinal de algum problema mais sério. Ela indica que o motor está superaquecido ou prestes a superaquecer. Isso pode acontecer por falta de água, falha no sistema de ventilação ou nos sensores.

Agora que você já sabe o significado das luzes do painel, fique atento aos sinais que o seu carro apresenta.

Está pensando em trocar de carro? Então conheça o site do SóCarrão, nele você consegue vender o seu carro de maneira rápida e prática. Além disso, o Classificado de Veículos SóCarrão oferece mais de 40.000 modelos diferentes de veículos para você comprar. Faça um filtro na busca do site, compare os preços e escolha a melhor opção para você.

Não perca mais tempo, o seu carro novo ou usado está no SóCarrão. Clique para conferir.

1 comentário sobre “Entenda o significado das luzes do painel do seu carro”

  1. Pingback: SóCarrão Curitiba e Região o melhor Classificado de Veículos do Brasil

Deixe uma resposta