Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Saiba quais os cuidados a serem tomados ao abastecer com aditivada

Saiba quais os cuidados a serem tomados ao abastecer com aditivada

Há uma grande confusão quando o assunto é gasolina aditivada. Mas o que pode haver de errado nisso? Simples, você pode estar comprando gato por lebre. Já é reconhecido tanto por montadoras de automóveis quanto por distribuidoras de combustível que a gasolina aditivada pode ser de grande ajuda para o carro visto que colabora com a limpeza do motor. O erro pode acontecer quando estes são colocados, à parte, por alguns postos ou autopeças.

Quando se fala sobre gasolina aditivada tem-se que levar em consideração que os aditivos são colocados na fórmula do combustível, isto é, a agregação dos aditivos é feita por pessoal capacitado que sabe bem em que quantidade colocar e quando colocar. A composição da gasolina varia entre as diversas marcas existentes no mercado, mas em geral elas contêm tanto dispersantes como detergentes.

Os primeiros tem como função primordial quebrar resíduos removidos pelo segundo, de forma que essas partículas possam ser liberadas pelo sistema de exaustão. Já os detergentes removem e ajudam a evitar a formação de outros resíduos derivados do carbono (estes podem ser formados pela queima da gasolina). Entende-se então que esta especialização e dedicação de pessoal capacitado é fundamental para que seu motor continue funcionando direito.

Os aditivos complementares, que são normalmente vendidos em postos ou em lojas de autopeças podem ser prejudiciais quando o motorista abastece com gasolina aditivada, pois estes complementos, ao serem colocados diretamente no tanque, sobre a gasolina aditivada, independentemente de quanto combustível haja no tanque, podem acabar alterando ou simplesmente anulando os benefícios de uma gasolina aditivada da forma correta. Ou seja, pode-se conseguir um efeito antagônico entre o combustível aditivado e os aditivos complementares.

Por isso fique atento. Não saia comprando qualquer produto que prometa melhorar o desempenho de seu carro ou limpar o motor dele, investigue e dê preferência pela gasolina aditivada da bomba, já que muitas das promessas desses produtos não se cumprem e é o consumidor final que é lesado. Resumindo: gasolina aditivada é boa e faz bem para o motor. Mas prefira abastecer com a aditivada direto da bomba. Só adicione aditivo à parte se souber o que está fazendo.

Compartilhar