Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » A hora de escolher uma boa oficina

A hora de escolher uma boa oficina

Vamos ver algumas regras simples que te ajudará na hora de escolher a oficina para seu carro.

Uma ótima opção é perguntar para amigos ou parentes, mas o problema é que muitas vezes os profissionais indicados não ficam perto da onde você mora ou trabalha. Mas não se preocupe, com algumas dicas que iremos te passar, você vai conseguir pelo menos reduzir os riscos de deixar seu carro nas mão de um profissional despreparado.

Tudo começa pelo atendimento, aquele primeiro contato já vai te dar alguma pista. O ideal é que a oficina tenha um(a) recepcionista que irá identificar o local. A oficina, também deve ter uma recepção tanto para o veículo como para o pessoal.

A segunda dica, é prestar atenção nos funcionários. Os mecânicos devem ser atenciosos, educados e uniformizados, mas não se esqueçam que também as aparências enganam. Por isso recomenda-se conversar com o mecânico para ver se a boa impressão se mantém. Se na conversa o mecânico não for claro e direto, isso não é um bom sinal.

Caso resolva pedir um orçamento do serviço, oficinas com boas práticas devem fazer um check list, descrevendo de forma minuciosa o estado em que o veículo chegou. No orçamento deve constar a descrição exata do serviço a ser realizado, com preço de mão de obra e das peças a serem trocadas.

Uma boa referência de oficina são as que têm na parede alguma certificação, em geral pelo Cesvi pela Oficina do Brasil e pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva). É um ponto de partida, mas não o único. Afinal, para ter o aval é preciso não só se sujeitar à auditoria, mas às vezes também pagar por isso.

Compartilhar