Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » O Que É Preciso Para Envelopar Carro
envelopamento de carro

O Que É Preciso Para Envelopar Carro

Você já deve ter visto por aí várias máquinas desfilando com detalhes coloridos, adesivos diferenciados e até mesmo com envelopamento completo, seja ele brilhante ou fosco. Esse tipo de personalização está em alta já faz algum tempo e deixa os veículos com um estilo mais moderno, ousado e exclusivo.

Se você está pensando em envelopar o seu carro, veja aqui o que é preciso para isso!

Documentação especial após envelopar carro

Entenda que existem vários tipos de envelopamento de carro, aqueles para mudar o estilo, proteger a pintura, dar um toque personalizado, diminuir efeitos da sujeira, entre outros. Contudo, segundo as leis brasileiras de trânsito, mais especificamente na Resolução 292 do CONTRAN, se você fizer qualquer tipo de alteração de cor, pintura ou adesivamento em uma área superior a metade do veículo (sem contar os vidros), você precisa notificar os órgãos de trânsito sobre isso.

Por exemplo, o seu carro é branco e você adesivou 55% dele com detalhes vermelhos. Sendo assim, você é obrigado a alterar o cadastro e/ou documento do veículo, atestando sua identificação no futuro. Isso vale para todos os tipos de personalização na lataria!

Além disso, caso você seja pego pelas autoridades com a cor ou característica fundamental do veículo alterada, será autuado com uma infração grave, plausível de multa e retenção do veículo. Não vale arriscar, não é mesmo?

Mas o que é o envelopamento de carro?

Falamos sobre leis e normas, mas você realmente sabe o que é envelopar carro? O envelopamento do carro trata-se de um processo estético com a aplicação de um material acima da pintura, que serve como um “envelope” criativo para personalizar o carro, seja com um detalhe fosco, brilhante, colorido, em carbono, e assim por diante.

O principal motivo para o envelopamento de carro é a personalização, contudo, o envelopamento também pode proteger sua pintura, esconder danos, riscos, queimaduras de sol, desbotamento, desgaste da pintura, etc. Além de que, quando o serviço de envelopamento é bem feito, ele pode dar vida nova ao veículo

Normalmente, quando você procura um profissional especialista, o material do envelopamento é de PVC, com variações calandradas (mais grossas) e cast, que são mais finas e usadas para curvas acentuadas e superfícies de baixo relevo.

Tratando-se dos adesivos, existem duas variações principais, as sensíveis à pressão, aplicadas normalmente com lataria úmida, além dos adesivos ativados por pressão, com aplicação a seco.

Entendeu o que é preciso para envelopar carro com segurança? Gostou do nosso artigo? Acompanhe o blog da SóCarrão e receba outras dicas como essa para você personalizar o seu veículo com segurança!

Compartilhar