Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Por que comprar carros elétricos?

Por que comprar carros elétricos?

O meio ambiente grita por socorro e somos nós os responsáveis pela mudança de atitude que irá preservá-lo para as próximas gerações. O discurso é o mesmo de alguns anos, mas as coisas têm caminhado a passos de formiga, mas há uma pequena evolução no número de carros elétricos comercializados no Brasil.

Ainda temos carência de locais para realizar a recarga, contudo, a intenção (dos proprietários) é boa, que pagam mais caro por um modelo elétrico, mas estão satisfeitos com o bem que fazem só por trocarem um modelo a gasolina por um movido a eletricidade. O principal motivo para ter um carro elétrico é a possibilidade de abastecê-lo com energia limpa. É uma contradição muito grande a do Brasil de não ter uma frota grande de carros movidos a eletricidade, pois a maior parte da energia elétrica que consumimos é limpa, mas a dos carros não.

Os carros elétricos são independentes no que concerne a energia necessária para alimentar o motor, não emitem gases e necessitam de menos manutenção do que os modelos a gasolina. Não fazem barulho e a economia com combustível pode ser de até 80% se levar em consideração o etanol ou gasolina.

O rendimento de um motor elétrico é de 90%, enquanto um a gasolina não passa dos 50%. Além disso, um carro elétrico dispensa troca de óleo, regulagem do motor, troca de velas, troca de filtros, regulagem de válvulas, limpeza de bico injetor, troca de filtro de combustível, troca do filtro de ar, troca de correia dentada e outros. Além disso, os modelos não precisam de radiador para realizar o arrefecimento do motor.

Ainda somos muito dependentes do petróleo e as políticas públicas não ajudam a aumentar o número de montadoras a trazerem modelos elétricos para o Brasil. Não há incentivos ou diminuição tributária, já que eles são, geralmente, mais caros que os modelos convencionais. Falta estímulo tanto para a produção quanto para as cargas rápidas, comuns em países de primeiro mundo.

Compartilhar