Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dicas » Vai de moto? Saiba como se proteger do frio com dicas simples

Vai de moto? Saiba como se proteger do frio com dicas simples

Confira as dicas do Dr. SóCarrão e proteja-se no inverno.

As temperaturas estão cada dia mais baixas e nada pior do que andar de moto e passar frio nessa época. Isso sem falar que os motociclistas estão mais propensos a ficarem doentes pela exposição ao vento gelado, chuva e afins, mas isso ainda não é o pior. Você sabia que quando nosso corpo esfria demais  a capacidade de reação fica reduzida? Pois é, esta é uma forma que o organismo encontra para nos proteger e manter vivos, afinal, coração, pulmões e outros órgãos vitais necessitam de mais sangue. Adivinhe quem perde nessa história?

Nossas extremidades é claro. Já percebeu que quando está muito frio, seus pés e mãos “congelam” e fica difícil até se mexer? Pois é, a justificativa é essa. Não é muito incomum ouvir dos proprietários de moto que quando estava muito frio a capacidade de frenagem ou de desvio ficou reduzida, então como forma de proteger nossos leitores e cuidar da saúde, listamos algumas dicas valiosas no Dr. SóCarrão que vão ajudar você a se prevenir contra a friagem.

Mãos

Se engana quem pensa que uma simples luva de lã ou de couro vai surtir efeito quando a temperatura cair para valer. Quer comprovar o que estamos dizendo? Faça o teste: coloque uma dessas e exponha suas mãos em um freezer. O que você sente? Esse é o mesmo efeito que as suas mãos sofrem ao ficarem constantemente guiando a moto. No começo ela dá uma enganada, mas depois gela de novo. A dica aqui é escolher aquelas bem forradas que tem a capacidade de dar bloqueio ao calor, não deixando-o escapar.

Mas se a grana anda curta e a temperatura caiu repentinamente, luvas cirúrgicas são uma boa pedida, pois são baratas, fáceis de serem encontradas e além de tudo são finas e podem ser utilizadas juntamente com as próprias para pilotar motocicletas. O único porém é que se por acaso a sua região for propensa a temperaturas abaixo de zero ou até mesmo neve, esse método não será tão eficaz, mas é um bom quebra-galho. Outro tipo de luvas que são “uma mão na roda” são aquelas amarelonas, de jardim. Elas são mais grossas e evitam ainda mais a perda de calor. Não vai ficar bonito de se ver, mas em dias de frio o que vale é se aquecer!

Luvas de jardim podem ser boas fontes para reter calor. Crédito da Imagem: Divulgação.
Luvas de jardim podem ser boas fontes para reter calor. Crédito da Imagem: Divulgação.

Pés

Parece meio estranho, mas sacolas e sacos plásticos são excelentes na retenção do calor. Coloque uma meia grossa e por cima o saco plástico, caso esteja muito frio, pode por mais de um. Feito isso coloque seu calçado ou bota para motociclista. Com o tempo suas meias ficarão umedecidas, porém, você não irá perder o calor do seu corpo tão rapidamente.

Apesar da aparência nada "atraente", sacolas e sacos plásticos ajudam a manter a temperatura das extremidades, como os pés, por exemplo. Crédito da Imagem: Divulgação.
Apesar da aparência nada “atraente”, sacolas e sacos plásticos ajudam a manter a temperatura das extremidades, como os pés, por exemplo. Crédito da Imagem: Divulgação.

Tórax

 Essa dica serve também para os pés e pernas: jornal. Sim, esse material é um bom aquecedor, pois ele consegue cortar o frio de uma forma bem eficaz. As folhas devem ser colocadas por baixo da roupa e quanto menor a temperatura, deve-se colocar mais camadas. Outro “adereço” que ajuda a isolar o corpo são as capas de chuva que podem ser colocadas por cima da roupa e melhoram a sensação térmica.

Cabeça

Um bom gorro e cachecol irão proteger bastante, uma vez que boa parte do calor do corpo perdemos pela cabeça. Uma boa opção é a “balaclava”, aquela touca que só deixa os olhos a mostra.  Óbvio que o capacete serve também para proteger contra o frio e o vento e deve ser utilizado sempre, independente da situação ou estação do ano. Outro fator importante que se deve ter cuidado é com a viseira do seu capacete. Com o ar quente que sai com a respiração é provável que ela embace, portanto a dica é que antes de coloca-lo utilize um spray anti-embaçante ou ainda lustra móveis (isso mesmo que você leu). O produto deve ser utilizado em pequena quantidade e dará um bom efeito por alguns dias, devendo então repetir o processo.

Balaclava é uma boa opção para proteger a cabeça, junto com o capacete. Crédito da Imagem: Divulgação.
Balaclava é uma boa opção para proteger a cabeça, junto com o capacete. Crédito da Imagem: Divulgação.

 Com essas dicas é só se proteger e curtir a sua moto.

 

 

Compartilhar