Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » “A opção é sua” – Itens que deveriam vir de série, mas que as montadoras cobram à parte

“A opção é sua” – Itens que deveriam vir de série, mas que as montadoras cobram à parte

Saiba o que observar na hora de comprar um carro novo.

Antigamente comprar um carro com airbags e freios ABS eram artigos de luxo na garagem de muita gente, até por que eram opcionais e geralmente aumentavam consideravelmente o preço no final da compra. Para esses itens hoje a realidade é diferente e viraram obrigatórios em praticamente todos os veículos, mas para outros, o preço continua salgado mesmo sendo considerados grandes aliados na hora de pegar a estrada. Listamos aqui alguns desses itens, confira abaixo.

Controle de Estabilidade– ESP:

O Controle de Estabilidade mais conhecido com ESP é uma espécie de “anjo da guarda”. Quando o carro desestabiliza é esse sistema que fica responsável por mantê-lo “na linha”, evitando a perda do controle. Ele permanece ativo o tempo todo e monitora 25 vezes por segundo os movimentos do carro.

Caso você dê um comando no volante e o veículo faça outra coisa, o ESP é acionado automaticamente e o carro volta a obedecer, retomando a trajetória anterior. Isso acontece por que ele atua individualmente em cada roda e também na potência do motor.

Como é um sistema inteligente, ele percebe qualquer incompatibilidade entre os comandos do motorista e a trajetória seguida pelo carro, então ele faz a leitura e recoloca o carro na rota pretendida pelo condutor, evitando a perda do controle e acidentes.

Mas quem gosta de direção esportiva não é muito fã desse sistema e por isso em alguns modelos de carro é possível encontrar os “modos de direção” que controlam esse sistema e possibilitam que você opte por “normal”, “esportiva” ou até desligue-o, se assim desejar.

Para facilitar o entendimento de tudo isso, as imagens abaixo ilustram de uma forma simples o que acontece com e sem ESP.

withwithout_esp3
É fácil notar como o veículo sem esse dispositivo pode perder o controle com facilidade, colocando em risco a vida dos passageiros e motorista.

Controle de Tração – EAS:

O EAS tem dupla função na verdade, pois além de controlar a tração dos que vem com essa opção, regula também a altura do carro com relação ao solo. A importância de um carro vir com ele de série é pela realidade das ruas brasileiras que muitas vezes são mal conservadas e exigem muito mais tanto do carro quanto do motorista. Geralmente esse componente vem como opcional em SUV, Pick-ups e Off-Roads e aumentam consideravelmente o valor final.

Distribuição Eletrônica de Frenagem – EBD:

O EBD como é mais conhecido é o responsável por distribuir de maneira correta e de forma eletrônica a força da frenagem tanto nos eixos da frente quanto os traseiros e junto com o ABS traz mais segurança ainda aos ocupantes do carro. O vídeo abaixo mostra como o sistema trabalha e faz um comparativo com modelos que tem freios convencionais. Olha só a diferença:

Brake Assist System – BAS

Auxilia o ABS e EBD em casos de frenagem de emergência. Normalmente em situações como esta o motorista joga o peso nos pedais de maneira brusca e o BAS dá força total ao sistema para que o carro não perca o controle.

Airbags laterais e de cortina

Quando se fala em itens de segurança, um dos primeiros que a gente lembra são os airbags. Desde o ano passado os frontais são obrigatórios para carros que saem de fábrica e no caso dos laterais e de cortina, ainda são encarados como opcionais pelas montadoras.

Em colisões laterais as bolsas de ar são infladas e protegem partes importantes dos passageiros como a cabeça, por exemplo. Há carros que trazem também os de joelho para o motorista (que vem logo abaixo da coluna de direção) e centrais, que evitam o choque entre passageiros – que podem ocasionar traumatismos cranianos – além de amenizar o “efeito chicote”.

Estes itens estão para se tornarem obrigatórios a partir de 2017. No ano passado o Senado aprovou um projeto de lei que determina que carros novos saiam de fábrica com mais esses itens.

 36_1.23

Airbag central: proteção contra efeito chicote e choque entre passageiros. Crédito da Foto: General Motors.

large_142
Airbags frontal, lateral e de joelho, no caso do motorista.

Barras de proteção laterais

No caso das barras laterais não é um opcional, mas também não são em todos os modelos que esse item é de série. Assim como os airbags elas salvam vidas, pois em caso de colisão elas formam uma espécie de cápsula de sobrevivência e evitam que a ferragem prense os passageiros. Assim como no caso das bolsas de ar laterais, há um projeto tramitando no Senado para exigir sua obrigatoriedade.

Em caso de colisão lateral as barras formam uma cápsula e protegem a vida dos ocupantes do veículo.
Em caso de colisão lateral as barras formam uma cápsula e protegem a vida dos ocupantes do veículo.

Desembaçador traseiro

Quando os vidros da frente embaçam até uma flanelinha ajuda. Mas e lá atrás? Apesar de ser importante, ainda hoje alguns fabricantes encaram o Desembaçador Traseiro “a gosto do freguês” e cobram a mais por isso.

Desembaçador traseiro.
Desembaçador no vidro traseiro.

Faróis de neblina

Apesar de ser mais comum viver essa situação no Sul do Brasil ou em regiões serranas não deixa de ser um acessório importante nos veículos, mas que é exclusividade para alguns modelos somente. Há quem diga que esse é um item dispensável, mas não é. Em caso de neblina ou cerração jamais se deve usar o farol alto, sempre luz baixa para não piorar a situação. Além disso, os faróis de neblina ajudam a iluminar melhor o caminho e não ofuscam a visão do condutor da pista contrária, evitando acidentes.

Faróis de neblina
Faróis de neblina: importantes aliados em condições adversas de tempo.

Sensores de estacionamento

Esses são “uma mão na roda” como diriam nossos avós, pois ajudam e muito na hora de fazer manobras ou estacionar o veículo. Os sensores espalhados pelos para-choques calculam a distância e emitem sons que alertam o condutor quando é a hora certa de parar. Mas quem quiser isso em seu veículo tem que “abrir a carteira”.

Os sensores de estacionamento facilitam a vida de quem quer estacionar ou realizar simples manobras do dia a dia.
Os sensores de estacionamento facilitam a vida de quem quer estacionar ou realizar simples manobras do dia a dia.

 

Compartilhar