Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Aprenda a retirar manchas dos bancos e tapetes com dicas simples e fáceis

Aprenda a retirar manchas dos bancos e tapetes com dicas simples e fáceis

Faça você mesmo a manutenção dos seus bancos e economize com as dicas do Dr. SóCarrão.

 

Se tem uma coisa que deixa qualquer dono de carro nervoso é ver os seus bancos sujos ou manchados, ou ainda, aquele “chicletão” grudado no tapete que insiste em não sair. O SóCarrão reuniu algumas das principais sujeiras que podem surgir e traz dicas caseiras para deixar o estofamento novinho em folha. Mas antes de tudo há uma receita infalível que ajuda muito a higienizar seu veículo sem deixar cheiro. Com um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro é possível fazer verdadeiros milagres. Confira as dicas do Dr. SóCarrão.

Renovando os tapetes

  • Chicletes:Sabe aquele chicletes velho que você já fez de tudo e mais um pouco para tentar retirar do carpete ou dos tapetes e ele não quer sair nem por decreto? A solução é bem simples e dá para se dizer que o gasto é quase zero: gelo. Isso mesmo! Basta pegar uma pedra de gelo e deixar em cima do “intruso”. Com a temperatura baixa a tendência é que esse grude endureça, aí é só retirar.
  •  Barro: Barro para uns, lama para outros e sinônimo de muita sujeira para todo mundo. Para evitar “emporcalhar” o carro todo basta usar a mistura de sabão neutro e água morna para retirar esses incômodos. A dica é deixar secando por um tempo razoável para evitar aquele famoso cheiro de “cachorro molhado”.
  • Balas e Doces: Quem tem criança em casa sabe o quanto o chão é atrativo para o docinho deles, parece ter imã. Mas sem crise! Com um pouco de glicerina é possível desgrudar sem danificar os tapetes ou deixar manchas pelo caminho. Depois é só passar um pouco de água morna e sabão, esperar secar bem e pronto, seu carro estará limpo.
  • Gordura, graxa e óleo: Talvez essa seja uma das manchas mais difíceis de serem retiradas, mas com um pano embebido em benzina e outro somente com água é possível dar vida aos tapetes e carpetes novamente. A benzina pode ser encontrada em casas especializadas em produtos químicos e custa em torno de dez reais.
  • Vômito, sangue e urina: Acontece… Com a mistura básica que ensinamos acima é possível neutralizar possíveis manchas e ainda retirar o cheiro forte do carro. Principalmente com o vinagre branco que por sua vez, tem poder até mesmo de matar ácaros e pode ser usado também na limpeza de casa.

 

Bancos bem limpos

Para quem deseja ter bancos limpos sempre, a dica mais valiosa é passar o aspirador de pó semanalmente. Com esse equipamento é possível retirar as camadas mais grossas e profundas de sujeira, além de remover as pequenas partículas de detritos que possam estar nas espumas e nos tecidos.

Com a mistura de água, vinagre branco e sabão neutro também é possível dar tratamento melhor aos feitos de tecido, removendo pequenas manchas e matando ácaros, sob o cuidado para não umedecer demais para não piorar a situação. Em bancos de couro é melhor não inventar “moda”: utilize água e sabão neutro, ou água quente em último caso, pela delicadeza do material. Veja abaixo outras dicas para deixar seus bancos impecáveis:

  • Mancha de caneta: Um pano embebido em vinagre branco puro é o suficiente para retirar os riscos ou até quando acontece de estourar. Mas atenção: nunca esfregue ou umedeça demais. Somente pressionando o pano contra a mancha já dá resultado. Caso não tenha esse produto passe álcool ou acetona e limpe depois com água e sabão neutro. NÃO PASSE ISSO EM BANCOS DE COURO.
  • Gordura: Passou na feira e comprou aquele pastelzão gostoso, mas pingou gordura nos bancos? Sem desespero! Nesse caso você pode usar talco, deixando-o atuar por um tempo (meia hora aproximadamente) e depois retirar a mistura com água quente e sabão neutro.
  • Chocolate: O mesmo truque indicado para remover chicletes dos tapetes pode ser utilizado com essa iguaria. Gelo nele! Após o endurecimento passe uma pano embebido com vinagre, e depois, água e sabão para finalizar.
  • Frutas: Com a correria do dia a dia é cada vez mais comum se alimentar dentro do carro e com isso, alguns pedaços de fruta (para quem gosta) podem cair, causando manchas. Nesse caso, misture água e água oxigenada (a mesma medida para ambas). Logo seus bancos estarão livres de sujeira.
  • Leite: Vinagre branco e álcool resolvem o problema. Depois passe um pano com água e sabão neutro.
  • Balas, pastilhas, pirulitos e outros doces: No caso dos doces utilize uma espátula tomando muito cuidado para não rasgar o assento. Depois faça o mesmo processo do chocolate com gelo, vinagre, água e sabão.
  • Café: Acredite ou não, leite integral tem o poder de dissolver essa mancha. Mas aplique bem pouco, deixe agir por alguns minutos e em seguida faça o processo que indicamos para retirar o leite dos tecidos.
  • Pelos de animais: Serve até mesmo para retirar do sofá ou das roupas. Pegue fita crepe ou durex e enrole com a parte colante para o lado de fora em uma de suas mãos. Pressione onde tiver os pelos nos bancos ou tapetes, sempre renovando o material quando estiver muito cheio de detritos. Em seguida passe a mistura básica que citamos acima.

 

Os salva-vidas dos proprietários

Está com preguiça de ficar esfregando panos ou correndo atrás de soluções? O SóCarrão separou outros produtos que podem amenizar rapidamente os “estragos”.

  • Espuma seca: Para quem nunca ouviu falar, a espuma seca é um produto milagroso quando se fala em limpeza automotiva, principalmente para as partes onde haja tecidos. No mercado existem várias marcas disponíveis e com preços bem variados, mas na maioria das vezes não passam dos R$20. Para quem estiver sem tempo ou paciência para ficar “esfregando” panos e mais panos, essa é uma ótima saída.Geralmente se borrifa o produto no local desejado, reagindo por 30 segundos e com o auxílio de uma esponja úmida e um pano seco é possível limpar sem quase nenhum esforço. O tempo total de secagem leva cerca de uma hora.

 

  •  Lenços e toalhas umedecidas: Baratas e fáceis de ser encontradas, as toalhinhas e lenços umedecidos são ótimas soluções para quem está acostumado com “pequenos acidentes” durante o trajeto. A dica é sempre ter alguns dentro do carro para limpar no momento em que algo cai nos tecidos, pois quanto mais tempo passar, mais impregnada e profunda a sujeira vai ficar.

 

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos