Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Check-list antes de viajar garante um trajeto mais tranquilo. Veja as dicas

Check-list antes de viajar garante um trajeto mais tranquilo. Veja as dicas

Natal e Ano Novo chegando, é hora de muita gente descansar. Quem está preparando sua viagem de férias, certamente já comprou as passagens, reservou a hospedagem, preparou os celulares e tablets para as muitas fotos, escolheu a roupa que irá levar e tudo mais, porém, é importante não esquecer um detalhe muito importante para que suas férias não tenha nenhum problema: se você vai viajar de carro, verifique-o antes!

Faça uma checagem bem detalhada no carro, para que nada atrapalhe seu descanso e lazer. São coisas simples, mas que se esquecer, podem te dar uma bela dor de cabeça.

Primeiro deverão ser conferidos a documentação do veículo. Veja se o IPVA está em dia, assim como licenciamento (lembre-se sempre de conferir a data de pagamento do seu) e também o Seguro Obrigatório. Certifique-se de que está levando sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação – e que ela não está vencida. Se recebeu alguma multa nos últimos meses, lembre-se de acessar o site do Detran de seu estado e conferir o histórico para ver quantos pontos já tem em sua carteira.

Se você tem seguro de seu veículo, entre em contato com a seguradora para saber qual a cobertura oferecida para sua viagem e para qual telefone você deverá ligar caso algo aconteça no percurso ou lá no destino. Essa informação normalmente está no cartão fornecido pela seguradora. Verifique também o extintor de incêndio de seu veículo, confira a validade do mesmo e lembre-se que a partir de 1º de janeiro de 2016 ele deverá ser o extintor nos modelos A, B, C.

Conferir os pneus é outro detalhe importante, mas lembre-se de conferir também o estepe, para que não tenha uma péssima surpresa, caso algum pneu fure no caminho. Calibre corretamente todos.

A inspeção preventiva no veículo é de fundamental importância e deve ser feita por profissionais qualificados e de sua confiança. Se você não tem um mecânico que seja de sua confiança, faça uma ampla pesquisa em sua cidade e peça indicações para amigos, familiares e colegas de trabalho para levar seu veículo a uma empresa que fará uma revisão completa, analisando todos os itens, para que seu veículo não apresente nada de errado durante a viagem.

Parte elétrica, mecânica, água, óleo, freio, farol, setas, limpador de pára-brisa, tudo deverá ser verificado na revisão. Peça à oficina que lhe forneça tudo que será revisado.
E se a viagem for longa, lembre-se de levar algum passa-tempo para as crianças se distraírem durante a viagem. E programe paradas periódicas para você descansar um pouco e garantir uma viagem tranquila e segura.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos