Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Saiba quais são os componentes do sistema elétrico do carro

Saiba quais são os componentes do sistema elétrico do carro

Pode não parecer e a pessoa pode não ver, mas eles estão lá, cerca de 1000 metros de fios fazem com que todos os componentes elétricos de um carro de hoje possam funcionar. No meio disso tudo é de se perguntar como é que alguém sabe qual é qual na hora de fazer um reparo?

Isso fica fácil quando em sua maioria eles são divididos por cores, ou seja, cada cor representa um código de identificação. Esse método, o de esquematizar a fiação elétrica do carro, está presente atualmente na maior parte dos carros. E é exatamente isso que permite que os reparos possam ser feitos de maneira mais segura e rápida.

Já que estamos falando de eletricidade nos automóveis, não se pode deixar de lado a bateria. Atualmente esse componente funciona como se fosse (e é) um reservatório de energia que tem como função fornecê-la ao veículo quando o motor se encontra parado.

Basicamente para manter o bloco de motor do automóvel em funcionamento são requeridos certos itens do sistema elétrico do carro, o restante fica responsável por fazer outras coisas funcionarem como é o caso dos parabrisas, luzes, entre diversos outros acessórios. No caso dos acessórios, alguns são exigidos por lei como é o caso da buzina – que depende dos componentes elétricos.

O sistema elétrico de um automóvel bem como todos os componentes que o envolvem tem o dever de fazer uma das principais funções em um carro: o de produzir a faísca que, por sua vez, é a responsável por provocar a explosão que resumidamente coloca o motor para funcionar.

De uma maneira geral e mais simplificada pode-se dizer que o sistema elétrico de um veículo é dividido em circuitos, cada um deles com funções e comandos bastante específicos. Para quem não é muito da área é um verdadeiro quebra-cabeças, mas depois de se conhecer um pouco fica mais fácil. Entre os principais circuitos de um veículo estão o circuito de ignição, de arranque, de acessórios e de carga da bateria.

Mesmo quando dizemos que um carro é movido a algum tipo de combustível o funcionamento em si depende e muito do sistema elétrico, que mesmo escondido, está lá!

Compartilhar