Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Confira os Cuidados Essenciais Com a Bateria do Carro
Confira os Cuidados Essenciais Com a Bateria do Carro

Confira os Cuidados Essenciais Com a Bateria do Carro

A bateria do carro é um dos componentes mais importantes para o desempenho do seu automóvel. Sem o bom funcionamento dela o veículo pode não dar partida, ficar desprotegido com as travas, alarme, localizador e ainda fica sujeito a uma pane elétrica. Para evitar tudo isso, confira alguns cuidados essenciais para proteger e aumentar a vida útil da bateria do seu carro.

Cuidado com os componentes que nunca desligam

A bateria do carro funciona basicamente como uma fonte cumulativa de energia, ou seja, enquanto o veículo está em movimento ela está renovando seu estoque. Portanto, com o carro ligado, você não precisa se preocupar com o uso dos componentes.

Mas, a história muda quando você desliga o motor. Alguns componentes não param de consumir energia e podem descarregar sua bateria, pois eles operam em uma corrente stand by.

Tenha cuidado para nunca esquecer itens ligados como: luzes internas, som, centrais multimídia, GPS, DVD, faróis, alarmes, ar condicionado, etc. Além disso, se você pretende instalar um som potente ou outros eletrônicos confira a capacidade da sua bateria, e só instale se tiver certeza de que esse componente não comprometerá a parte elétrica do carro.

Caso o seu veículo fique desligado por muitos dias consecutivos, por conta de uma viagem ou desuso, por exemplo, peça para alguém dar partida nele e manter o motor ligado por alguns minutos, para não descarregar sua bateria.

Desligue tudo ao dar partida

O momento da partida é quando a bateria do carro é mais exigida, já que nessa hora ela precisa distribuir energia para vários componentes iniciarem a operação do automóvel. Por isso a principal dica de conservação da bateria é desligar tudo antes da partida, incluindo som, GPS, DVD, farol, luzes internas, ar-condicionado, limpadores e quaisquer outros componentes desnecessários para ligar o carro.

Você sabia que a bateria do carro tem validade?

Toda bateria de carro tem uma vida útil determinada, sendo extremamente perigoso rodar com ela fora do período indicado. Por isso troque sempre a bateria quando o prazo vencer, não viole a capa de proteção, limpe os terminais e confira o estado de todos os cabos.

Sintomas indicam quando é hora de trocar a bateria do carro

– Faróis fracos;

– Dificuldade de ligar o carro depois de usar componente eletrônico;

– Perda de potência do som;

– Perda de potência do ar condicionado;

– Falhas no sistema elétrico.

Confira os Cuidados Essenciais Com a Bateria do Carro
Dicas para fazer a bateria durar mais

Viu só como é simples cuidar da sua bateria? Esse componente não exige muitos cuidados, apenas atenção e bom uso para aumentar a vida útil. E quando for trocar de automóvel conte sempre com o maior classificado de veículos do sul do país, a SóCarrão.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos