Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Economize combustível com dicas simples

Economize combustível com dicas simples

Todo proprietário de veículo sabe que uma das preocupações principais é quanto ao gasto de combustível! E com previsão de alta nos combustíveis para breve, esta preocupação aumenta ainda mais! Para conseguir economizar combustível, é preciso ficar atento a um conjunto de fatores que se forem observados e seguidos à risca, resultarão na economia do combustível.

Primeiramente, o motorista precisa ter noção de que o gasto de combustível depende de dois fatores, basicamente: o quanto se pisa no acelerador e o quão alto está o giro do motor. Quando estiver dirigindo na cidade, prefira manter as janelas abertas e o ar condicionado desligado. Isto vale para velocidade abaixo dos 80km. Quando estiver dirigindo na estrada, com velocidade superior a 80km/h, feche as janelas e ligue o ar condicionado. Observando isto, você conseguirá economizar cerca de 10% do combustível!

Outra lógica que é bom você conhecer é: em geral, quanto mais rápido, maior é o gasto de combustível. Embora a velocidade por si só não determine o gasto de combustível, veículos com velocidade entre 90 a 120km/h podem gastar 30% a mais de combustível. E isso costuma se aplicar não só a populares 1.0, mas também a carros com motores maiores, como o Fusion, segundo testes feitos pela Revista Quatro Rodas.

É bastante comum que a faixa mais econômica de um carro se encontre em 80km/h, velocidade em que o giro costuma estar bem baixo numa estrada. Manter a calma e reduzir a velocidade, além de economizar combustível, também poderá ajudar você a evitar graves acidentes.

Quanto mais pesado estiver o veículo, maior será o gasto de combustível. Quando for viajar, leve somente o necessário, bagagem extra é igual a gasto extra de combustível. Procure se lembrar que a cada 50 kg a mais no seu veículo, o consumo de combustível aumentará em 1%. Outra dica interessante e que poucos motoristas observam! Quando se aproximar de uma ladeira, acelere bem antes de começar a subir, assim você evitará ter que acelerar mais o veículo durante a subida e isto é aumento no gasto de combustível.

E cuidado redobrado na descida, pois descer de ponto morto é um grande risco! Desça sempre com o veículo engrenado, que além de ser mais seguro também é mais econômico do que descer em ponto morto. E nada de arrancar o veículo bruscamente, ou ficar acelerando demais quando estiver parado no sinal. O consumo poderá aumentar em até 30%. Pneus descalibrados também são um grande vilão para quem pretende economizar combustível. Procure calibrar os pneus de seu veículo semanalmente.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos