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Está ouvindo barulho no sistema de direção ou suspensão?

Hoje vamos trazer nesta reportagem algumas dicas e cuidados sobre o sistema de suspensão e direção do seu veículo. Queremos ajudá-lo a verificar quando há um princípio de algum problema nestes dois sistemas e como proceder quando estes acontecem.

Sistema de Direção

Para alguns pode até parecer uma função simples e fácil o processo de o motorista girar o volante e, em consequência disso, as rodas se moverem para a direção que você aponta. Acontece que o seu veículo conta com uma série de articulações, eixos e barras que possibilitam que essa prática seja possível. Por isso, o condutor tem que prestar muita atenção e cuidar bem desse sistema, que auxilia muito na segurança quando você está nas ruas.

Exemplo de problema na direção

Uma pessoa dirige certo modelo hatch na cidade, quando o veículo passa a não responder mais os comandos quando se move o volante. O condutor comenta que o seu carro não estava apresentando nenhum tipo de ruído ou comportamento que pudesse suspeitar. O motorista relata, porém, que havia uma ligeira folga na caixa de direção.

O problema veio à tona apenas quando o condutor tentava fazer uma curva em velocidade reduzida e o automóvel seguiu em linha reta. Quando ele leva o seu carro ao mecânico, ele afirma que o terminal de direção, que é um componente utilizado para ligar o sistema de direção à roda estava com problemas.

Prevenção

Uma boa maneira de prevenir tais avarias é a revisão das peças que fazem a composição do sistema. Se a direção apresentar algum comportamento estranho no seu manuseio ou ruídos, leve para uma oficina de confiança.

No caso citado acima, o problema pode estar na suspensão do carro, uma vez que a folga no rolamento do componente em questão poderá ocasionar problemas para a caixa de direção. Quando você percebe algum tipo de vibração ou estabilidade alterada na direção, o problema poderá ser resolvido com um bom balanceamento e alinhamento das rodas.

Direção Hidráulica

Os condutores que tem carros com direção hidráulica podem enfrentar problemas com uma frequência maior. O sistema hidráulico é bem mais complexo em relação ao convencional.

Fique de olho no nível de óleo que está sendo mantido no reservatório, por exemplo, para que seu funcionamento seja o melhor possível. Se o nível estiver abaixo do normal, pode ter algum vazamento e o volante ficar mais rígido.

Para os casos de ruídos, os problemas podem ser na folga na bucha da cremalheira ou até a falta de lubrificar as articulações. Outra boa dica é não manter o volante do seu carro virado totalmente por mais de cinco segundos, pois isso pode provocar uma pressão muito alta no sistema hidráulico.

Sistema de Suspensão

Este sistema é o responsável pela absorção dos impactos do movimento do seu carro, e não é nada fácil deixar o sistema de suspensão em bom funcionamento no Brasil, haja vista as vias mal conservadas. Passar por buracos ou irregularidades nas ruas faz deslocar os pontos de fixação de suas posições iniciais do sistema. Isso faz com que o veículo perca o conforto, segurança e a dirigibilidade.

É recomendado que o condutor realize uma regulagem de todos os pontos do sistema, que são fixos através de parafusos ajustáveis. O processo tem o nome de geometria de suspensão. Nele, as quatro rodas vão ficar novamente centralizadas.

Especialistas dão conta que a manutenção preventiva deve ser realizada em todas as revisões que são estipuladas pelo fabricante, ou então, a cada sete mil quilômetros.

A geometria também ajuda a averiguar demais especificações dos fabricantes, como é o caso da cambagem, convergência, divergência, caster, set back, entre outros. Quando se tem um funcionamento irregular da suspensão, haverá menor vida útil dos pneus, o consumo de combustível aumentará e a banda de rodagem ficará desgastada.

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