Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Por que fazer o rodízio dos pneus do carro?

Por que fazer o rodízio dos pneus do carro?

O rodízio de pneus é indicado tanto para a economia, pois reflete no equilíbrio de desgastes desses, quanto para a estabilidade do veículo, evitando acidentes. Mas é necessário ter muita atenção ao fazer uso dessa tática.

No Brasil, a maioria dos carros sofre maior desgaste nos pneus da frente, devido à tração dianteira. Porém o rodízio é indicado quando a diferença entre os pneus ainda não é tão nítida. Normalmente, a orientação é de que seja realizado com cinco mil quilômetros rodados. Contudo, é fundamental buscar informações no manual do veículo, já que cada montadora estabelece um prazo e ainda a maneira certa de fazê-lo.

Caso o desgaste já seja expressivo é melhor fazer a substituição por novos pneus, que devem ser colocados no eixo traseiro, pois este é fundamental em momentos mais graves. Com mais de 10 mil quilômetros rodados na mesma posição, por exemplo, os pneus dianteiros já não podem trabalhar no eixo traseiro.

Se o veículo não possuir bons pneus traseiros é muito mais fácil o carro derrapar (especialmente em curvas), já que são eles que seguram o veículo dentro de uma curva ou evita que a aderência se perca quando realizada uma freada brusca.

Apesar do aumento da vida útil dos pneus, após o rodízio, essa estratégia também não faz milagres. O desgaste que já existia continuará presente, por isso, é essencial avaliar junto com um profissional se não há necessidade de trocá-los por novos.

Outra dica é verificar a calibragem todas as semanas, mantendo a pressão indicada pelo fabricante. Isso também garante a qualidade dos pneus, e assim sendo, aumenta o tempo de uso. Não se pode esquecer de também calibrar o estepe. Outro aspecto importante é realizar o balanceamento das rodas e o alinhamento dos ângulos da suspensão.

Desse modo, o rodízio não é apenas a simples troca de uma roda pela outra. Tudo deve ser analisado, pois se essas não estiverem alinhadas ou reguladas, os pneus ficarão desgastados em pouco tempo.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos