Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Saiba quais os principais defeitos que podem ocorrer no Uno Mille e como consertá-los

Saiba quais os principais defeitos que podem ocorrer no Uno Mille e como consertá-los

O Fiat Mille, também conhecido por seu nome mais antigo, o Uno (como vamos chamá-lo neste artigo), continua sendo um dos carros mais comercializados no país, principalmente pelo seu baixo preço, maior economia de combustível e principalmente, mão de obra mais barata.

Quem tem um Fiat Uno sabe que quando o veículo apresenta algum problema, o conserto vai ficar bem mais em conta do que se fosse em um outro veículo e este custo x benefício é o que tornou o modelo tão querido por muitos brasileiros.

Mas o Fiat Uno também é conhecido por alguns defeitos que lhe são peculiares, vamos conferir então, os principais defeitos deste modelo!

Vazamento de óleo na tampa de válvulas e nos retentores

Este é um defeito muito conhecido dos proprietários do Uno. O vazamento ocorre bem na junta da tampa de válvula e pode aparecer também nos retentores. O que muitos reclamam é que este defeito, quando consertado, surge depois de pouco tempo. O importante, então, para sanar de vez o problema, é fazer uma limpeza no filtro separador de gases (anti-chamas), pois quando está sujo este filtro faz aumentar a pressão do óleo e aí as juntas serão danificadas. Com um filtro limpo, o problema vai demorar bem mais tempo para voltar a acontecer.

Desempenho ruim e carro “engasgando”

O baixo desempenho leva muitas pessoas a desistirem de ter um Fiat Uno, principalmente quando o carro começa a falhar, como se estivesse “engasgando”.
Se a pressão e também a vazão da linha de combustível estiver fraca, então o problema poderá estar aí, pois quando bem regulado, o Uno apresenta um bom desempenho. Verifique também se a voltagem que está sendo enviada à alimentação da bomba é a correta, pois isto também poderá ocasionar o problema. Muitas vezes, basta uma boa limpeza e o aterramento correto da bomba do combustível para que o desempenho do Uno melhore bastante e ele pare de falhar.

Alto gasto de combustível

O Uno é famoso por ser um carro econômico e quando o veículo apresenta um alto gasto de combustível, o proprietário logo percebe que algo está errado! Problemas simples podem ocasionar este gasto exagerado de combustível, por exemplo, se o sinal do sensor da temperatura da água não enviar as informações corretas, haverá uma maior injeção de combustível e o consumo será bem maior. A troca do sensor resolverá o problema. Se for o caso, troque também as velas de ignição.

Considerações finais

Não use este texto como diagnóstico, mas para te auxiliar a encontrar os principais problemas que podem levar aos “sintomas” descritos acima. Note que o carro pode apresentar comportamento similar com outros defeitos. O que foi posto aqui são os problemas mais comuns que levam o carro a ficar dessa maneira.

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos