Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Quando Trocar a Pastilha de Freio?
pastilha de freio

Quando Trocar a Pastilha de Freio?

Recentemente, aqui no blog da SóCarrão, explicamos para você a função e importância do fluído de freio para o sistema de frenagem do seu querido carro. Como você já sabe, o fluído de freio serve para levar a pressão do pedal para o sistema inteiro, mas o que de fato faz o carro desacelerar? Conheça tudo sobre a pastilha de freio.

Qual a função da pastilha de freio no seu carro?

Para responder essa pergunta você precisa conhecer como funciona o seu sistema de freio. Ele é constituído pelo pedal, alavanca do freio de estacionamento (freio de mão), servo, fluido, cilindro mestre, quatro cilindros de rodas, mangueiras, peças de ligamentos, tambores e discos.

No caso do freio de mão existe um sistema diferente, que é acionado pela alavanca e cabos de aço. Mas no caso do freio comum, quando você pisa no pedal, o servo utiliza o vácuo do motor e multiplica por quatro a força aplicada. Depois disso essa força injeta o fluido de freio para o cilindro mestre, que aciona os cilindros das rodas, momento em que a pastilha entra em contato com o cilindro de freio, fazendo o seu carro frenar.

Entendeu? Basicamente, quando você pisa no pedal o sistema trabalha sua força até a pastilha, que em atrito com a roda faz o carro desacelerar. Lembre-se que todos os componentes do freio são extremamente importantes, porém você deve ter um cuidado especial com a pastilha.

Sinais para você trocar sua pastilha de freio

Normalmente o seu carro dá sinais bem claros de quando é o momento para você substituir a pastilha de freio. Observe no momento da frenagem, seja ela suave ou brusca, os seguintes sinais:

– Pedal de freio duro;

– Carro demora para desacelerar;

– Sensação de que o pedal está áspero;

– Barulho vindo da roda, semelhante a um assobio agudo.

Esses são sinais que você mesmo pode identificar durante um passeio com o carro. Porém existe outro indicativo. Ao chegar numa oficina o mecânico irá verificar o seu sistema de freio e, caso sua pastilha esteja vitrificada, ou seja, com um efeito semelhante ao vidro do espelho, com reflexos contra a luz, é hora de trocá-las com urgência.

Quando você deve trocar a pastilha de freio?

Ao identificar qualquer sinal acima você deve ir visitar um mecânico de confiança para ele verificar o estado do seu carro.

Em condições normais as pastilhas de freio duram cerca de 25 mil quilômetros, contudo, a cada 5 mil quilômetros é indicada uma revisão nas pastilhas.

Viu só como é simples identificar problemas com sua pastilha? Ela é um item que pode salvar vidas no trânsito, portanto esteja sempre atento. E conte sempre com a SóCarrão para anunciar, pesquisar e comprar carros de excelente qualidade!

Compartilhar