Rodízio de Pneus – como e por que fazer?

O rodízio de pneus é uma prática utilizada para que os veículos façam o uso dos seus quatro pneus aconteça de forma de que a vida útil dos mesmos seja maior. O intuito disso é fazer o equilíbrio do desgaste dos quatro pneus. Isso se faz alternando as posições deles segundo as informações de fábrica da montadora ou fabricante.

No Brasil, grande parte dos carros que são vendidos no mercado contam com a tração dianteira. Com isso, os pneus da parte da frente ficam mais desgastados em relação aos traseiros. Isso acontece devido ao conjunto de força que os mesmos são sujeitados no asfalto.

Quando o rodízio acontece numa ocasião como essas, os pneus da parte traseira (que sofrem menos) são colocados na frente. Os dianteiros vão para o eixo traseiro e o desgaste fica razoavelmente menor.

O rodízio é adequado para melhorar a vida útil dos pneus do seu veículo. Outro ponto importante é que a estabilidade, segundo dados das fabricantes, fica melhor com os compostos tendo um desgaste mais simétrico.

As montadoras e fabricantes apontam uma certa quilometragem para que o rodízio aconteça no carro. A faixa em questão, normalmente, fica entre os 5 mil km até 10 mil km.

No site da Bridgestone, você pode conferir que a fabricante aponta que o motorista tem que verificar o TWI, que é o desgaste de rodagem, sendo que o mesmo deve ser feita de maneira periódica.  Todos os produtos da marca contam com esse indicador e mostra qual é o tempo ideal para que se faça a troca. Isso ocasiona num menor risco para que o seu carro ande com o pneu careca.

Calibragem dos pneus

Caso o seus pneus rodem por um tempo muito grande com uma calibragem feita de forma errada, o desgaste dos mesmos não vai acontecer da mesma forma igual. Quando algum conta com pouca pressão, isso faz com que as bordas consumam mais rápido. Aquele que contar com uma calibragem acima do que é indicado, a rodagem fará com que o meio da banda fique desgastado primeiro.

Com isso, não será indicado fazer o rodízio dos pneus. O motorista terá que comprar pneus novos para o seu veículo, o que custaria bem mais caro. O ideal é que o jogo de pneus sejam calibrados no período de 15 em 15 dias.

O site da Continental pneus aponta que apenas o rodízio de pneus auxilia no desgaste, porém, isso deve ser feito juntamente com a boa calibragem dos mesmos e também com bom alinhamento. A fabricante comenta que o rodízio não é uma ação que corrige o problema, mas previne.

Pneus novos

Quando se compra novos pneus para o seu veículo, o aconselhável é que se coloque na parte traseira. O eixo traseiro é o responsável para que o carro fique estável na sua trajetória. No momento de uma curva, os pneus traseiros ajudam a segurar o veículo, para que não aconteça uma perda de aderência em uma eventual freada.

Na foto abaixo você verifica os tipos de rodízio e sua aplicação –

Imagem do site da Bridgestone.

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