Skip to main content
Home » No SóCarrão » Dr. SóCarrão » Vai retificar o motor do carro? Tire suas dúvidas

Vai retificar o motor do carro? Tire suas dúvidas

Quando o motor de seu veículo está em funcionamento, as peças internas do sistema ficam em constante atrito, o que acarreta em muito esforço e um trabalho sempre em grandes temperaturas. Tudo isso auxilia no desgaste das peças, o que é muito normal. Quando o seu automóvel chega a uma quilometragem muito alta, acima de 200 mil km, por exemplo, há a necessidade de retificar o motor.

Entre alguns dos “sintomas” que podem apontar para que você tenha que fazer a retífica do bloco estão: baixa potência, o alto consumo de óleo lubrificante, excesso de fumaça que é expelida pelo escapamento, maior consumo de combustível, muitos barulhos oriundos do motor e o motor trabalhando superaquecido.

Quando se retifica o motor, o processo pode ser parcial ou completo. Quando o mecânico fala que vai retificar a parte de baixo do motor, isso quer dizer que ele vai fazer a restauração da parte do sistema que conta com as camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim. Na parte de cima do mesmo, você encontrará o cabeçote que conta com guias, válvulas, sedes e também a substituição do comando de válvulas.

Um mecânico qualificado vai fazer um minucioso exame do funcionamento do motor de seu veículo e, assim, poderá orientar qual a melhor solução para a retifica.

Sempre verifique a numeração do chassi do motor

Esses números têm a sua utilização para a vistoria. A localização destes é, geralmente, semelhante em boa parte dos veículos. A averiguação desse número poderá ser bem útil, principalmente, antes da retificação do motor que possa demandar a remoção do sistema.

Quando você coleta o número quando esse processo de reparo é feito, o mecânico e o proprietário do veículo vão estar seguros. Os números vão indicar se o motor pertence mesmo ao carro ou se ele já foi trocado em outra reparação.

Como verificar se a retífica foi bem feita?

A primeira coisa a se observar é verificar o estado geral do motor. O bloco deverá estar seco, sem que haja a presença de vazamento de óleo ou água em suas juntas e/ou conexões.

O dono deverá ligar o motor para verificar se ele funciona normalmente em todas as suas faixas de rotação. Não pode haver falhas nem trancos. Ruídos e barulhos estranhos oriundos do motor já não é um bom sinal.

Quando o motor está frio, observe se há fumaça saindo pelo escapamento do motor.

Caso saia uma fumaça branca, pode ser que alguma parte do cabeçote ou bloco possa estar possibilitando a entrada de água no motor.

Caso essa fumaça seja preta, há uma queima em excesso de óleo. Isso pode ser provocado por um mau ajuste nos anéis do pistão ou um vazamento dos retentores de válvulas.

É aconselhável verificar o consumo de óleo do motor. Você deverá medir o nível do mesmo e rodar por 1000 km com o veículo. Depois disso, repita o processo para medição. O nível do óleo não poderá ser muito baixo, sempre, é claro, conferindo o que é aceitável no manual do carro.

Primeiros cuidados depois da retífica

Não é aconselhável acelerar de maneira brusca o veículo. Você deve ligar o motor e deixar o carro em marcha lenta até que o mesmo ligue a ventoinha. Depois que ela liga por duas vezes, o motor conseguiu alcançar a temperatura ideal para se trabalhar.

Acelere de maneira suave o veículo e não estique as marchas demais. Outro conselho é não rodar com o veículo em rotações muito baixas. O nível de água deve ficar entre o mínimo e máximo, utilizando o aditivo na sua dosagem certa. O nível de óleo também deve ficar entre o mínimo e máximo.

Compartilhar
  • Paulo Santos

    Tenho um palio weekend 97 1.6 16v em um ano queimou a junta do cabeçote 3 vezes, quero trocar o motor para 8v, o que vocês me aconselha.

    • Bom dia!
      Nesse caso, não aconselhamos a troca de todo o motor devido a possíveis adaptações que precisariam ser feitas. Mas seria interessante entrar em contato com algum Auto Center ou mecânico de sua confiança para que possa analisar o seu caso.

  • Alysson

    olá, tenho um gol ano 99 com 250mil km, fiz o cabeçote inteiro com a troca dos comandos e tudo mais, o motor está um pouco fraco, mas o consumo está normal, não está queimando oleo, acelerando o barulho do motor está normal, mas quando se troca de marcha ou se usa o freio motor por exemplo o motor parece que possui peças frouxas(com folgas) no seu interior, o que eu teria que fazer nesse caso?

    • Bom dia Alysson,

      Nesse caso, o que indicamos, é que leve o veículo em uma auto center ou concessionária para que façam a revisão e os reparos se necessário!

      Agradecemos seu contato!

  • geraldo santos

    levei meu carro no mecanico porque estava vazando a agua do reservatorio, e pedi pra trocar os mocinetes tbm, bom ele cobrou 998,00 reais, algo que me irritou é que ele deu o preço depois, e pior quando eu busquei o carro lá, no meio do caminho a agua do reservatorio secou, e o carro começou a parar, quando cheguei em casa liguei pra ele e ele me disse que a junta do cabeçote queimou
    acontece que levei de novo pra ele e disse que não poderia ficar muito caro…final das contas o cara me cobrou 1,303,00…isso pq so foi pra retifica e trocou a junta do cabeçote…é justo isso?

    • SóCarrão

      Bom dia Geraldo.

      Os preços variam muito, variam de oficina para oficina, de veículo para veículo, a região também conta.

      A melhor dica que podemos te dar é a de escolher uma boa oficina mecânica. Você pode pegar indicações com parentes ou amigos, criar uma fidelidade com essa oficina.
      Exigir nota fiscal, garantia do serviço e um orçamento detalhado antes de iniciar a manutenção são boas práticas também, se antes de começar o trabalho a oficina se negar a te entregar algum desses artefatos acima, já é um bom indício para você procurar outro lugar.

  • Douglas

    Eu mandei fazer o motor do meu carro e ele veio com vazamento de óleo e agora vai voltar pra revisão dos 1000km e o mecânico disse que eu vou ter que pagar 400 pela troca de óleo e velas e juntas que ele vai trocar

    • SóCarrão

      Bom dia Douglas, sugerimos que você procure uma segunda ou até terceira opinião.
      Procure centros automotivos de maior gabarito, eles tendem a ter mecânicos com mais conhecimento.

      Até mais!

  • Francisco Eduardo

    olá boa noite a um 1 ano fiz todo o motor do meu carro com 1 mes o eixo de comando quebrou desde então fui só trocando o comando ai na ultima que quebrou eu mandei fazer o cabeçote e na retifica disse que dava par fazer meu cabeçote mas não dava garantia mas ele tinha um cabeçote e me vendeu e deu garantia então quero saber como mudei meu cabeçote pode mudar algo no funcionamento do motor.

    • SóCarrão

      Bom dia Francisco.

      Se o cabeçote é novo e é do mesmo modelo não deve mudar nada no funcionamento do motor de seu veículo.

      É altamente recomendável que as revisões do motor sejam feitas conforme especificações do fabricante, isso melhora o rendimento do veículo evitando consumo desnecessário de combustível.

      Até mais!

  • Cassia Antunes

    Boa tarde! Eu estava indo viajar nessa quinta passada , aconteceu que a ventoinha não ligou o carro superaqueceu caiu água no cabeçote acho que vamos ter que retificar o motor , so que o carro está na garantia, será que retificando o motor o carro fica Bom? Confiável de viajar novamente? Ele ja está sendo reparado mais estou com um certo receio pelo fato de não ter um mes da compra e ele já estár dando problema!

    • SóCarrão

      Bom dia Cassia. Geralmente a retificação do motor, quando feita por um bom profissional fica boa, mas obviamente requer verificação de rotina conforme orientação do fabricante.
      Caso você note que os problemas continuam ou que novos problemas apareçam sugerimos que fale solicite análise detalhada dos problemas e possível troca do veículo.