Skip to main content
Home » No SóCarrão » Fotos e Vídeos » Por que quase todo russo usa uma dashcam?

Por que quase todo russo usa uma dashcam?

Dizem que não é que o mundo esteja pior, são as notícias que tem melhorado. A Rússia e seu trânsito são um caso típico disso. A fama dos acontecimentos já corre o mundo, são desde motoristas bêbados e agressivos até psicopatas. Também há aqueles motoristas que aceleram demais, ultrapassam indevidamente e que acabavam impunes devido à falta de provas. Até os russos instalarem as dashcams.

A dashcam é uma câmera que se instala facilmente nos para-brisas dos carros, permitindo que se grave continuamente as estradas percorridas e tudo o que está se passando no trajeto. Encheu o cartão de memória? Sem problemas, a dashcam apaga o que é mais antigo e continua gravando. Assim, se acontecer algo inesperado, basta copiar um dos últimos arquivos. Simples.

Mas por que quase todo russo usa uma dashcam? No fim da década de 90 o país entrou numa crise profunda. No trânsito, corrupção por parte da polícia, que aplicava penalidades arbitrárias, além de golpes no seguro, como carros parando repentinamente em avenidas movimentadas e dando ré, para provocar acidentes de propósito, viraram lugar comum.

Após alguns anos de caos, finalmente veio a inovação tecnológica. A dashcam foi uma excelente alternativa encontrada pela população para que todas as ocorrências de trânsito ficassem registradas. E esses vídeos servem como provas nos tribunais. Existem vários tipos de dashcam, desde mais simples que só fazem os vídeos, até as mais modernas que registram velocidade, data, hora, localização, parâmetros que mostram a veracidade do ocorrido.

Existem até modelos que filmam dentro e fora do carro. Só que o uso da dashcam vai além das provas forenses, pois virou febre, uma verdadeira obsessão fazer vídeos que são postados diariamente na internet. São vídeos que mostram acidentes de carros, motoristas bêbados, pessoas completamente erradas nas leis de trânsito e que ainda assim saem dos carros para agredir o cidadão vítima dos atos.

Muitos desses vídeos podem ser vistos no Youtube. O mais famoso de todos é o do meteoro de Chelyabinsk, que foi registrado por diversas dashcam, rasgando os céus da Rússia no dia 15 de novembro de 2013. O Chelyabinsk foi considerado o maior corpo celeste a penetrar na Terra desde o evento de Tunguska, também na Rússia, em 1908. Esses e muitos outros eventos registrados pelas milhares de dashcam espalhadas pelas estradas e ruas da Rússia são de grande importância.

Assista a alguns vídeos:

Meteoro de Chelyabinsk:

Queda de avião em Moscou:

Golpes no seguro:

Situações inusitadas:

Compartilhar