Chevrolet Camaro: o primeiro Muscle Car da história

O Camaro é automóvel do tipo Coupé fabricado pela GM Chevrolet desde a década de 60. O primeiro Muscle Car chegou ao mercado em 1966 para fazer concorrência ao Ford Mustang. No ano foram produzidas 220.906 unidades do Camaro, que trazia um conceito semelhante ao concorrente: era um modelo com estilo novo, de alto desempenho e acessível aos padrões de compra dos americanos.

Em 1966 já havia boatos que a Chevrolet estava trabalhando em um carro para competir com o Mustang, que seria chamado de Panther. Até mesmo a imprensa foi chamada por carta para marcar o dia 28 de junho com uma grande revelação. Então 14 cidades presenciaram uma tele conferência em que recebiam a notícia que os “Panthers” sairiam da indústria automobilística e que, em breve, eles iriam presenciar um grande lançamento.

O carro que iria chegar começaria com a letra C. Os jornalistas perguntaram que nome seria e a resposta Camaro os teria surpreendido. “O que é um Camaro?”. A assessoria de imprensa da Chevrolet emitiu nota dizendo que “Camaro era um pequeno animal viciado em comer Mustangs”.

O primeiro Camaro a chegar no mercado foi o modelo 1967 e dividia a plataforma e peças com o Pontiac Firebird, lançado no mesmo ano. O motor V8 só foi substituído na década de 70, por conta da alta no preço do petróleo e por medidas contra a poluição. Os grandes V8 perderam lugar aos 6 cilindros em linha. A partir daí o Camaro LT se destacou pelo conforto e a menor potência. O curioso é que, embora os 6 cilindros já estivessem disponíveis na linha, só a partir da crise do petróleo é que as vendas dispararam. Segundo o livro “Camaro”, de Anthony Young”, os consumidores passaram a querer o estilo do Camaro com um motor econômico. No entanto, a ausência dos V8 não duraria muito. O Z28 de 1974 já o trazia de volta.

Em 2009 o Camaro foi reestilizado novamente. A nova geração se tornou uma releitura da primeira, contando com o motor 3.6L V6. Além deste, chegaram ao mercado os modelos com motor V8, de 6.2L e 16V e a versão Z28 com motor V8 LS7. Este último apresentado em 2013 no Salão do Automóvel de Nova Iorque – EUA.

Camaro 1967:

Publicidade do Camaro 1967:

Um clássico Camaro Z28 1974:

Camaro RS 2013:

Deixe uma resposta