Adaptações de Opala e Chevette oficiais

Carros antigos são a paixão de muitas pessoas, hoje em dia há muitos grupos que fazem encontros de carros antigos. Principalmente de Opalas e Chevettes, carros cultuados por uma multidão de fãs muito fiéis.

Uma concessionária aqui de Curitiba da GM, a Dipave (os mais velhos hão de se lembrar), na década de 80 lançou uma linha de conversíveis feita a partir de modelos originais da Chevrolet: a linha Summer, com adaptações deles mesmos, Opala e Chevette. Na concessionária, laém de ser transformado em conversível, o Opala teve modificação em sua carroceria e ganhou pára-choques de  plástico moldado.

O Chevette 1984 conversível ganhou o certificado do Instituto de Tecnologia do Paraná. E teve gente que nem ficou satisfeita, como o dono de Opala Diplomata que ganhou características de filmes, como faróis arredondados e uma grade para ficar com aspecto esportivo.

Mas as boas adaptações não foram feitas só em conversíveis. Os Opalas também tiveram adaptações para o modelo Limousine, como o Opala Avallone, também chamado de Opala Presencial. O nome vem da empresa que o modificou: a Avallone, localizada em São Paulo.

Outra concessionária da GM, de São Paulo, a Guaporé, teve ideias mais criativas e, em 1984, lançou uma Caravan 4 portas, tendo 4 portas do Opala e carroceria de perua. Foi uma boa proposta de configuração, pois não havia a opção de 4 portas para a perua da Chevrolet.

Além da Dipave, da Avallone e da Guaporé, havia também, para essas transformações, oficinas especializadas e autorizadas. As que se destacavam na época eram a Sulam e a Envemo, que assim como a Avallone batizavam os veículos modificados com os nomes das empresas, como Opala Sulam (uma limusine) e Opala Envemo (esportivo).

Além de transformação em conversível e Limousines, os Opalas também tiveram tentativas de serem customizados como Pick Ups, porém sem sucesso, pois a customização descaracterizou totalmente o carro. O Opala Pick Up não foi modificado pela Chevrolet, porém algumas oficinas tentaram transformar a Caravan (que era mais vantajose por ter o bocal de combustível, localizado na parte traseira, mais baixo) em uma Pick Up retirando a parte de trás do teto, transformando a parte de tráz em uma caçamba.

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