Skip to main content
Home » No SóCarrão » História e Nostalgia » Harley Davidson: sonho e imponência que atravessa gerações

Harley Davidson: sonho e imponência que atravessa gerações

O nascimento da Harley Davidson se deu em 1903, quando dois jovens, Arthur Davidson e William Harley, de Milwaukee, no Wisconsin, tiveram a ideia de colocar um motor num quadro de uma bicicleta, com o desejo inicial de se locomoverem mais rapidamente. Eles ainda não sabiam, mas estavam dando origem ao que seria um dos meios de transportes mais utilizados mundo afora e, de quebra, criando uma das marcas mais conhecidas do mundo.

Já em 1907, Harley e Davidson eram notórios, mas ficariam ainda mais famosos ao se juntarem aos primos William e Walter Davidson; com a parceria, cerca de cem máquinas seriam produzidas  a cada ano. Foi quando a Harley Davidson começou a ser usada nas corridas americanas, percorrendo 300 km com 5 litros de combustível, o que chamou a atenção da polícia de Detroit, que tratou de colocar algumas motocicletas da marca para seu uso.

Davidson em 1908

Com o passar dos anos a marca se transformara em uma epécie de sonho americano, principalmente devido às inovações tecnológicas, à introdução do motor bicilíndrico de 1000 cm³, o monocilíndrico de 600 cm³, a caixa de duas velocidades (posteriormente três). Um dos primeiros marcos da Harley Davidson foi em 1915, quando Leise Pakhurst venceu o Troféu Nacional da Hora da FAM; no mesmo ano, Floyd Clymer bateu o recorde do mundo da hora em dirt track, a 132km/h.

Harley Davidson 1919

Os anos foram passando e gradualmente a marca foi evoluindo, como em 1919, quando foi equipada com o carburador Schebler, uma embreagem de verdade, uma transmissão por corrente e uma caixa de marchas de 4 velocidades. Outro marco importante foi na década de 1940, quando a máquina foi “requisitaada” pelo Pentágono para ser utilizada na guerra.

Modelo de 1936

Hoje em dia há diversos modelos da Harley Davidson. Ou seja, é motocicleta pra todos os gostos. No entanto, as mais famosas e requisitadas pelos amantes da marca são aquelas lançadas na década de 70: Cruiser, Low Rider, Electra Glide Sport e a Fat Boy; destas, algumas já não são mais produzidas, outras evoluíram, mas o sucesso paira até os dias de hoje.

Harley Davidson Super Glide 1971

Harley Davidson Fatboy 2010

Compartilhar

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos