Envemo Camper, O Cherokee brasileiro da década de 90

A Envemo (Engenharia de Veículos e Motores), montadora brasileira que surgiu em 1979 e tinha sua sede em São Paulo, nasceu do desejo de Luís Fernando Gonçalves de criar uma réplica de seu Porsche. Sua primeira produção ficou conhecida como Envemo Super 90 Coupe,tratando-se de uma réplica, fabricada por ele, no Brasil, do seu Porche 356 ano 1964.

O novo modelo obteve bastante sucesso, inclusive fora do país, com exportações para os Estados Unidos e Europa. Diante de toda essa aprovação, Luís Fernando continuou com a fabricação de cópias de carros famosos no exterior. Um destes foi o Envemo Camper, em 1989.

O automóvel Camper foi produzido baseando-se no Jeep Cherokee XJ americano, da primeira geração. Foram utilizados elementos da mecânica Chevrolet e o chassi do jipe Engesa 4. O carro, que começou a ser produzido em 1989, em seus primeiros anos, possuía  duas portas, motorização e painel do Opala, além de outros componentes de carros como o primeiro Fiat Uno (faróis e lanternas), por exemplo.

A partir de 1994, foi desenvolvida uma nova versão do Camper, com quatro portas, grade dianteira, e elementos de outros veículos, como da picape D20 (faróis, piscas e lanternas) e também do Kadett. Como a Envemo já trabalhava com modificações de carros da Chevrolet, é comum observar elementos de veículos dessa marca, no Envemo Camper. Outra modificação no “Cherokee brasileiro” foi a que ocorreu na motorização: quatro cilindros, de gasolina ou álcool, do Kadett e Monza, passaram a ser utilizados.

Na década de 1980, além da fabricação de seus veículos, a empresa também trabalhava na personalização dos já existentes. A importação no Brasil ainda era proibida nesse período, e os carros da Envemo eram fabricados em produções de alta qualidade e possuíam alto valor de venda.

Com a abertura das importações, nos anos 1990, a empresa passou a ter grandes problemas financeiros, pois os carros importados, de igual ou superior qualidade, passaram a ser vendidos a preços mais baixos. O modelo Camper, considerado hoje um clássico, foi produzido até o ano de 1995, quando a montadora deixou de existir.

1 comentário sobre “Envemo Camper, O Cherokee brasileiro da década de 90”

  1. A abertura das importações foi boa, tivemos acesso a produtos de melhor qualidade, quanto mais concorrência melhor para nós, consumidores. Mas o governo deveria isentar os fabricantes brasileiros de alguns impostos, isso desenvolveria a indústria 100% nacional, teríamos Gurgel e Envemo com qualidade e preço competitivo com os importados, estaríamos importando nossos jipes Gurgel e Envemo e isso geraria orgulho nacional, coisa rara hoje em dia.

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