Skip to main content
Home » No SóCarrão » História e Nostalgia » História da BMW

História da BMW

A BMW (Bayerische Motoren Werke, algo como Fábrica de Motores da Baviera) é uma empresa muito conhecida atualmente por fabricar carros de luxo além de esportivos e superesportivos. A empresa alemã carrega na sua história sinônimo de qualidade e potência.

A empresa que hoje é responsável por uma produção significativa no mundo automobilístico sendo destaque claro na produção de carros e motocicletas começou sua história na época da primeira guerra mundial quando produzia motores para aviões na Alemanha. A empresa foi criada por Karl Rapp e Gustav Otto.

A produção de motores para aviões não durou tanto já que a empresa foi forçada a parar a produção com a derrota da Alemanha na Primeira Grande Guerra. A Alemanha foi proibida de desenvolver artigos bélicos pelo Tratado de Versalhes no fim da guerra. Essa reviravolta obrigou a empresa a diferenciar sua produção e, a partir desse momento, a BMW passou a produzir inicialmente motocicletas e posteriormente a produzir automóveis.

BMW Dixi, o primeiro carro da BMW

A princípio a história do símbolo da BMW é que este representava uma hélice de avião em franca rotação e o azul e branco característicos da marca viriam de uma antiga bandeira da Baviera. O internacionalmente conhecido símbolo foi usado na carroceria de um carro pela primeira vez no ano de 1928 e hoje é representante claro da qualidade que a marca oferece.

Por trabalhar com motores de alta performance para os aviões de guerra alemães, a migração para o automobilismo não poderia ter sido melhor. Até hoje a empresa utiliza-se de muitos conhecimentos de motorização e performance utilizado em aviões além do design aerodinâmico utilizado com frequência em seus carros. Durante a Segunda Guerra Mundial a BMW usou cerca de 30 mil trabalhadores em mão de obra forçada para o desenvolvimento de motores para as forças de guerra aéreas da Alemanha.

Hoje a BMW também é proprietária das marcas Mini e Rolls Royce Limited. Apesar da triste história envolvendo guerras e trabalho escravo, a BMW é hoje uma empresa de referência no automobilismo.

Curiosidade: os carros da BMW costumavam seguir um padrão de nomenclatura: o número da centena é a série. Esta continua atual. Quanto maior o número, mais comprido o carro. Os dois últimos números deveriam ser a motorização. Assim, um BMW 318i é um BMW série 3 (no caso um sedan compacto, para padrões americanos) com motor 1.8 com injeção eletrônica.

Um 750i é um série 7 (sedan de grande porte, com motor 5.0 com injeção eletrônica). O problema é que hoje já vendem 318 com motor 2.0 e 750 com motor 4.4, por exemplo.

bmw 750i

Um BMW 750 atual

Compartilhar
  • Boa tarde,

    Bacana o artigo do site. Acho que poderia abordar mais questões a respeito do que foi aqui tratado, isso ajudaria a esclarecer algumas dúvidas que tivermos. Vlw

    • Boa tarde Evomaq.

      Anotamos a sua sugestão e tão logo seja possível vamos postar uma matéria contando mais detalhes e curiosidades sobre a BMW.

Top 5 - SóCarrão

Super Carrões

Super Motos

Carros Antigos