Corcel: o médio que fez sucesso no Brasil

A linha Corcel foi um carro médio de sucesso, produzido pela Ford no Brasil entre 1968 a 1986, fazendo com que ficasse presente no coração dos brasileiros até hoje. O inicio foi em 1967, quando a empresa adquiriu o controle acionário da Willy Overland do Brasil que desenvolvia juntamente com a Renault o “projeto N”. O projeto deu origem ao Renault 12 na França e, com uma plataforma diferente, surge o Corcel no Brasil.

Lançado como um sedan quatro portas em 1968, logo em sua estreia o carro foi bem aceito pelos consumidores. Passou a ser vendido como um cupê apresentando um espaço interno grande e acabamento de chamar a atenção. Juntamente com suas inovações mecânicas que se sobressaiam sobre seu concorrente direto, o VW 1600.

corcel 1968

O Corcel 1968

Em 1970 surge o Corcel GT, que chegava ao mercado nacional com carburador de corpo duplo, pintura preta no teto e capô, e uma faixa lateral esportiva  frisada, além de 4 cv a mais de potencia.

corcel 1973 gt
Corcel GT 1973

Em 1971 ocorre a primeira remodelação. Modificou-se a grade central (com a imagem clássica do cavalo ao centro que dá nome ao modelo), os piscas abaixo do para-choque, os retrovisores antes redondos agora são quadrados. E as lanternas traseiras passam a ser  quadradas.

Em 1973 houve mudanças no design. A Ford deixou o “cavalo brasileiro” parecido com o modelo Maverick.  O Corcel obteve uma nova grade com um cavalo e lanterna traseiras maiores. Na linha de 1974, o motor passou a ser 1.4 utilizado na linha GT, conhecido como motor XP. Em 1975, surge a nova linha LDO (Luxuosas Decorações Opcionais) com acabamento interno luxuoso e terno revestido de vinil.

Em 1978 houve uma grande mudança, foi lançado o Corcel II, com uma carroceria totalmente remodelada que nada lembrava o modelo anterior, passando assim por anos de vendas sem muitas modificações.

corcel 2 1980

Corcel II 1980

Em 1985, o modelo ganha frente do Del Rey (lançado em 1981 e o qual deu origem), e pequenos retoques estilísticos, além de perder a expressão II. O modelo permaneceu dessa forma até 1986 quando a Ford descontinuou a sua produção devido à baixa aceitação do mercado e ao surgimento do Escort, deixando o Corcel o seu legado no mercado de veículos brasileiros.

corcel 1986
Corcel 1986

Renault 12

O Renault 12, carro que surgiu do mesmo projeto do Corcel, o N

Deixe uma resposta