Skip to main content
Home » No SóCarrão » História e Nostalgia » Passat: um dos maiores sucessos da indústria automotiva no Brasil

Passat: um dos maiores sucessos da indústria automotiva no Brasil

audi 80 passat

Audi 80, o carro que deu origem ao Passat

O Passat é um dos modelos de automóveis de maior sucesso no Brasil. Tanto é que a história do veículo está ligada diretamente à própria história do automóvel no país. Desde seu surgimento, o Passat foi passando por várias modificações, sempre se atualizando ao mercado, trazendo as novidades tecnológicas, novo motor, novos itens de segurança e principalmente, novo design, mas sempre mantendo o estilo que atende a boa parte dos motoristas, oferecendo conforto, comodidade, segurança e economia.

passat 1974

Passat 1974, o primeiro no Brasil

A história do Passat começou ainda no final da década de 60, quando a Volkswagen adquiriu a Neckarsulm Strickmaschinem Union – NSU – uma fábrica alemã e a partir daí começou a produção de um sedã com tração dianteira refrigerado a água, o que então, era um projeto totalmente inovador para a VW.

Acontece que o projeto foi um fracasso e a Volkswagen precisava de um novo sedã médio para oferecer ao mercado.

Giorgio Giugiaro, um dos maiores designers de automóveis de todos os tempos foi incumbido pela VW de criar um novo modelo, que atendesse as necessidades da empresa, surpreendendo o mercado.
O designer pegou então a traseira do desenho do Audi 80 e mudou a carroceria, criou um fastback e assim surgia o primeiro Passat!

passat 1988

Passat 1988, o último no Brasil

Passat é o vento que sopra na Europa de leste para oeste e foi este o nome escolhido para o novo veículo que carregava todas as esperanças da VW.

Em 1973, com uma grande responsabilidade, o Passat chegava ao mercado alemão e seu sucesso foi imediato! No ano seguinte, no final do segundo semestre, o Passat já estava chegando ao Brasil, sendo oferecido primeiramente o modelo com 2 portas.

O modelo estava disponível nas versões:
Básica;
Luxo;
Luxo Super.

O primeiro Passat era refrigerado a água, motor 1.5, estrutura monobloco, tração dianteira e um inovador circuito de freios.

Em 1976 o Passat lançou a versão TS (Touring Sport), com motor 1.6 de 80cv e carburador Solex duplo. Neste mesmo ano foi lançada a versão 3 portas com tampa traseira maior para rebater o banco traseiro, se assim o proprietário desejasse.

Em 1978 foram dois lançamentos, o LSE e o Surf.

1979 foi o ano de reestilização do Passat, que chegou ao mercado com faróis retangulares e as setas foram para as laterais dos faróis. O volante ficou menor e outras mudanças foram feitas no visual, tanto interno como externo.

Mas na década de 80 o Passat foi sendo deixado de lado, pois a VW investia em outros modelos e assim, em 1988 a produção do Passat no Brasil chegava ao fim.

passat 1996

Passat 1996, o Passat alemão

A Volkswagen tentou relançar o Passat algumas vezes e teve mais êxito na quarta geração, em 1993 e também na quinta geração em 1998, mas o sucesso do Passat já não foi o mesmo, a concorrência era grande, o público era outro e mais uma vez ele foi deixado de lado.

Mas tudo indica que, pelo seu passado de sucesso, o Passat voltará, quando menos esperarmos, surpreendendo mais uma vez e continuando sua história que está longe do fim!

passat 2015

Passat 2015, a geração atual

Compartilhar